quarta-feira, 29 de maio de 2013

PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA

Professora AEE - Cláudia Regina Mistreli de Souza
Processo de Adaptação para Inclusão na Sala Regular

Aluno: K.de S. de O.
Avaliação Interventiva - Professora C. R. M.de S.
Motivo: Síndrome de Donw em processo de adaptação
Características: Alegre, curioso, esperto, interage com adultos, participa com alegria, não lida bem com o novo, age por impulsos, não aceita ser contrariado.

Local do Plano de ação –  EMEF L.

Objetivo
Estabelecer convívio conforme o RAADI na dimensão II do comportamento adaptativo.

Objetivos específicos
  • Habilidades sociais
Justificativa
O aluno K. consegue permanecer dentro da sala de aula por pouco tempo, nos momentos de impulsividade em querer sair da sala o aluno descontrola-se ocorrendo momentos de agressividades para com os colegas e com os profissionais. Vimos a necessidades de implementação de ações junto a sala regular para o desenvolvimento pedagógico que contemple todos os apoios necessários a inclusão do aluno .

Metodologia
O aluno passou por avaliação interventiva em dois atendimentos na sala de recursos AEE e observou o aluno apresenta potencial de aprendizagem.
O aluno necessitara de uma estagiária permanente para dar suporte a professora e equipe escolar para as adaptações necessárias do aluno. O aluno iniciará com horário progressivo, ou seja passará por processo de adaptação e assim se ambientará com a rotina escolar.
Será Construído o DIAC (Documento Individual de adaptação Curricular ) com a professora da Sala. Construção da Rotina com professora da sala, professora do AEE, e estagiária .Aplicação da Rotina com apresentação de fotos.

Recursos
Sugere alfabeto móvel, CD e DV E respectivos aparelhos, miniaturas, fotos legendas, livros infantis, papéis variados etc.
Ferramentas computacionais utilizadas na SAAI
Será utilizado com o aluno o sistema de rotina por fotos, um dos recurso da Tecnologia Assistiva, que trata de um sistema de fotos, organizados sequencialmente. No caso do K. serão fotos das atividades a realizar, que irá auxiliar a criança a compreender o que vai fazer. Essas atividades repetem-se segundo determinada ordem, respeitando uma sequência pré-estabelecida em rotina, o exemplo abaixo trata da rotina estabelecida na avaliação interventiva. Na sala regular haverá outros formatos e ser utilizado nos diversos ambientes frequentados pelos aluno.

Exemplo: Sistema de Rotina com fotos com sequência de 6 atividades (Cantar, leitura, crachá, jogos, atividade na mesa, brincadeira no tatame, computador)
Leitura dos Crachás

Momento de jogos

Atividade na mesa (Registros)

Brincadeira no tatame


Atividade no Computador


Acompanhamento dos Resultados
A intervenção junto a equipe escolar e professora será com enfase na construção da rotina e com o apoio no sistema de rotina com fotos e construção do DIAC.
A Rotina será para dar maior tranquilidade ao aluno e assim criar vínculo com a professora, com o colegas e com as ações, o aluno terá horário especial para interiorizar a rotina e sentir-se seguro, será incluída novas atividades de acordo com os objetivos proposto pela professora da sala. Adaptação do horário na perspectiva progressiva, ou seja seu horário será ampliado, respeitando o tempo do aluno
O DIAC auxiliará e tranquilizará a professora em ralação as ações a serem desenvolvidas, o documento terá as características do aluno, o que o aluno consegue fazer, o tipo de ajuda, estilo de aprendizagem e os objetivos que a professora irá propor após conhecê-lo durante o período de adaptação.
A estagiária irá apoiar a equipe diretamente em sala de aula. O acompanhamento do professor do AEE que se dará nos momentos de Jeif . Orientação a família ocorrerá nos horários de atendimentos de pais por convocação, nas reuniões de pais e mestres e quando necessário em carácter excepcional.

INTEGRAÇÃO SENSORIAL

 A integração sensorial é  o processo pelo qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta  adequada,  as sensações recebidas pelo nosso próprio corpo e do ambiente 
 As nossas capacidades de processamento sensorial são usadas para a interação social, neste  sentidos precisamos observar  com cuidado: Os canais sensoriais que utilizamos na interação com o ambiente:
- Tátil: o sentido do tato; resposta dos receptores da pele sobre o toque, pressão, temperatura, dor e movimento dos pêlos sobre a pele.
- Auditivo: contribuição relativa aos sons, a habilidade de perceber corretamente, discriminar, transformar e reagir a sons;
- Oral: Relativo à boca, a habilidade de perceber corretamente, discriminar, processar e responder aos paladares ou a estímulos dentro da boca;
- Olfactivo: relativo ao cheiro, uma habilidade de perceber corretamente, discriminar, processar e responder a diferentes odores.
- Visual: relativo à vista, a habilidade de perceber corretamente, discriminar, processar e responder ao que se vê.
- Vestibular: situado no ouvido interno responsável sobre as reações ao movimento e equilíbrio.
- Proprioceptivo: o sentido da "posição"; Como o cérebro interpreta a posição do corpo, peso, pressão, alongamento, movimentos e alterações na posição. A capacidade de perceber especialmente, cada segmento corporal em particular ou o corpo como um todo, tanto em situações estáticas, como nas atividades que demandam movimento (dinâmicas).

















Fonte:
http://www.cuidarcrianca.com/index.php?option=com_content&view=article&id=192:integracao-sensorial-o-que-e&catid=3:biblioteca&Itemid=5

Transtornos de Aprendizagem versus Deficiência Intelectual

Transtornos de Aprendizagem versus Deficiência Intelectual

Nova turma: 13 e 20 de julho - Aulas aos sábados, das 8:00h às 17:00h.
Carga horária: 16 horasLocal: Instituto APAE DE SÃO PAULO

Objetivo:
 Discutir sobre os Transtornos de aprendizagem a partir dos aspectos: biológicos, clínicos, psicológicos, sócio-culturais e econômicos, diferenciando-os da Deficiência Intelectual. Aprofundar os conhecimentos acerca da aprendizagem humana, com vistas à identificação, prevenção, intervenção e tratamento tanto dos transtornos de aprendizagem quanto da deficiência intelectual.

Público-alvo:
 Profissionais da àrea de Saude, educação e estudantes.
Conteúdo:
Modelos cognitivos da leitura, escrita e aritmética.• Neuropsicologia da Aprendizagem• Dislexia do Desenvolvimento• Disgrafia do Desenvolvimento• Disortografia do Desenvolvimento• Discalculia do Desenvolvimento• Deficiência Intelectual• Outros Transtornos ou condições que interferem no processo de aprendizagem.
Investimento:
 R$ 250,00
Formas de pagamento:
1) Dinheiro, cheque ou cartão débito/crédito (até 2 vezes)2) Depósito Bancário: Banco Bradesco - 237 / Agência - 3392 / Conta Corrente - 81072 - 03) Boleto bancário solicitado em até 10 dias antes do início do curso 4) Pagseguro
INSCRIÇÕES
:Preencha a ficha de inscrição e envie para instituto@apaesp.org.br.
INFORMAÇÕES:
instituto@apaesp.org.br
(11) 5080-7186 ou 5080-7007


http://www.apaesp.org.br/instituto/Cursos/Paginas/Educa%C3%A7%C3%A3o/Transtornos-de-Aprendizagem-versos-Defici%C3%AAncia-Intelectual.aspx 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

MATERIAIS DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais

Sala de recursos Tipo I


 02 Microcomputadores com gravador de CD, 
leitor de DVD
 02 Estabilizadores
 Lupa Eletrônica
 Scanner
 Impressora laser
 Teclado com colméia
 Mouse com entrada para acionador
 Acionador de pressão
 Bandinha Rítmica
 Dominó
 Material Dourado
 Esquema Corporal
 Memória de Numerais
 Tapete quebra-cabeça
 Software para comunicação alternativa
 Sacolão Criativo
 Quebra cabeças sobrepostos (seqüência lógica)
 Dominó de animais em Língua de Sinais
 Memória de antônimos em Língua de Sinais
 Lupa manual, Lupa Conta - Fio Dobrável e Lupa de Régua
 Dominó com Textura
 Plano Inclinado – Estante para Leitura
 Mesa redonda
 Cadeiras para computador
 Cadeiras para mesa redonda
 Armário de aço
 Mesa para computador
 Mesa para impressora
 Quadro melanínico
Salas de Recursos Tipo II

Obs: são compostas pelos mesmos materiais que a tipo I além dos materiais específicos para cegueira e baixa visão listados abaixo


 Impressora Braille
 Máquina Braille
Reglete de Mesa
 Punção
Soroban
 Guia de Assinatura
 Globo Terrestre Adaptado
 Kit de Desenho Geométrico Adaptado
 Calculadora Sonora
 Software para Produção de Desenhos Gráficos e
Táteis
FONTE: 

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