terça-feira, 4 de outubro de 2016

ATIVIDADE PARA MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS



Atualmente há uma preocupação social nas múltiplas relações do homem e nas suas ações sobre o meio, deste modo nossa escola EMEB Mario Romero sob a direção da Prof Sandra Fuga (2016), oportuniza ações para potencializar as múltiplas relações e as múltiplas inteligências.

ATIVIDADE PROPOSTA

 Os alunos foram convidados a cultivar uma planta, no caso trouxeram vasinhos do qual foi oportunizado que manipulassem a terra e plantassem suas sementes, do qual levarão para casa e irão cultivar. Os alunos do 3ºB  irão registrar o  desenvolvimento da semente e comparar os resultados e finalizaremos com reflexão em relação com cuidado.

 Atividade planejada juntamente com o grupo de professores e coordenação pedagógica tem como propósito colocar a criança  ao saber  crítico de lidar com a natureza e a necessidade de cuidar. Como também desenvolver a inteligência naturalista. Uma necessidade emergente e de ação transdisciplinar. Cada sala organizou o trabalho de acordo com as necessidades do grupo.


Inteligência Naturalista – Essa inteligência, proposta após a divulgação das ideias de Gardner, está associada àqueles que têm grande facilidade em transitar pela natureza. 


A atividade vem contribuir com reflexões sobre o esgotamento ecológico, causado por falta de consciência critica que pode culminar uma realidade dramática. Com o tema podemos discutir  com os alunos a situação do planeta e a necessidade de se posicionar em favor ao futuro ecológico  


Este trabalho gera a inteligência naturalista se apresenta hoje, como um desafio à análise de Edgar Morin (2006), justamente porque está diretamente associada aos fatores dos saberes necessários aos educadores do futuro


Nossa escola busca o desafio é olhar para o aluno em sua complexidade e fazer indagações que desequilibre suas hipóteses e sem dar-lhes reposta. 

Fonte:
MORIN, Edgar. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios/ Edgar Morin; Maria da Conceição de Almeida, Edgard de Assis Carvalho, ( Org) – 4 ed. – São Paulo: Cortez: 2007.
MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários á educação do futuro; tradução de Catarina Eleonora F.da silva e Jeanne Sawaya; 11 ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE MATRÍCULAS ABERTAS MATRICULA R$ 200,00 MENSAIS DE R$ 115,00 Av. Brasil, 108, sala 2 ...