terça-feira, 30 de agosto de 2016

RECEITA CASEIRA DE MASSA DE MODELAR



Receita de Massinha Caseira:
  • 2 copos de farinha de trigo
  • 1/2 copo de sal
  • 1 copo de água
  • 1 colher de chá de óleo
  • Corante alimentício
Modo de fazer:
Em uma tigela grande, misture bem todos os ingredientes secos. Em seguida, adicione a água aos poucos e amasse bem. Adicione o óleo e misture bem novamente. Por fim, pingue algumas gotas do corante alimentício e amasse até a cor da massinha se tornar homogênea. Guarde em um saco plástico ou um vidro bem tampado.

MASSINHA E A CAPACIDADE CRIADORA


Todo aluno  adora brincar com massinha de modelar! Então vamos aproveitar!


No imaginário a criança consegue criar uma diversidade de símbolos e representa-los com um único produto - a massinha de modelar. 


Mas você sabe quais são os benefícios dessa brincadeira para o desenvolvimento dos alunos?


Esse material aparentemente tão simples é um recurso que auxilia na estimulação da coordenação motora (motricidade refinada), o que para as crianças nos primeiros anos de vida se faz importante pois auxiliará em seu processo de alfabetização.


A brincadeira, também, estimula a inteligência dos pequenos pois ao criar suas próprias brincadeiras com a massinha ela consegue estimular desenvolvimento de sua capacidade criadora.



DOMINÓ - UM JOGO COGNITIVO


O dominó é um jogos cognitivo estimula e desenvolve as funções cognitivas como a percepção, atenção, memória, linguagem, como também as funções executivas (raciocínio, lógica, estratégias, tomada de decisões e resolução de problemas), dentre outros.


Acreditamos que este tipo de atividade pode beneficiar a qualidade de vida e o desenvolvimento das atividades de vida diária e/ou autônoma dos alunos através do estímulo do cérebro executivo, além de promover a interação grupal.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

PROJETO BULLYING -Parte I




BULLYING - Inicio de conversa


Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. 







 Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.


Querer ser mais popular, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. Isso tudo leva o autor do bullying a atingir o colega com repetidas humilhações ou depreciações. É uma pessoa que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir. Pelo contrário, sente-se satisfeito com a opressão do agredido, supondo ou antecipando quão dolorosa será aquela crueldade vivida pela vítima.



O professor pode identificar os atores do bullying: autores, espectadores e alvos. Claro que existem as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. Mas é necessário distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. "Isso não é tão difícil como parece. Basta que o professor se coloque no lugar da vítima. O apelido é engraçado? Mas como eu me sentiria se fosse chamado assim?", 

É preciso mediar a conversa e evitar o tom de acusação de ambos os lados. Esse tipo de abordagem não mostra como o outro se sente ao sofrer bullying. Deve ser sinalizado aos pais que alguns comentários simples, que julgam inofensivos e divertidos, são carregados de ideias preconceituosas.


terça-feira, 16 de agosto de 2016

AUTISMO E AS BRINCADEIRAS

 A pessoa com autismo  pode estar totalmente envolvida na interação social (na brincadeira com o facilitador, que pode ter sido criada a partir de elementos de um filme ou de personagens), O trabalho desenvolvido nesta dupla foi introduzir pequenas solicitações ligadas às pequenas metas de estamos trabalhando com metas brevemente negociadas com os alunos. Por exemplo, podemos pedir que a criança tenha uma participação física junto ao amigo ou  personagem favorito dela ou que ela responda ao personagem a respeito de determinado tema ou jogo.

 Muitas crianças, adolescentes e adultos se sentem motivados e verdadeiramente apreciam esse momento de interação, ao mesmo tempo em que sabemos que eles estão desenvolvendo os seus talentos e habilidades.

A brincadeira e a permissão do autista trazer o personagem a aula foi o motivador para que a interação acontecesse. A situação do brincar isolado foi dando espaço para as trocas, para falas no contexto, a alegria de interagir. Crianças, adolescentes e adultos com autismo podem aprender a se relacionar e a desenvolver suas habilidades de interação social e comunicação simplesmente brincando!

TECNOLOGIA ASSISTIVA







Teclado Adaptado:  são adaptadas ao teclado tradicional alguns  substituem funções de uso do mouse para pessoas com dificuldades motoras, auxiliar: no processo de alfabetização, na navegação na internet e no acesso a funções .


USO DO MOUSE ADAPTADO


Atualmente  a tecnologia tem contribuído para facilitar o ser humano em diversos setores de sua vida. Em função das limitações de coordenação motoras e/ou de comunicação oral, as pessoas com Paralisia Cerebral são muitas vezes excluídas do convívio social. No propósito de melhorar a qualidade de vida destas pessoas, tornando-as mais participativas na sociedade, estão sendo criadas e aperfeçoadas as Tecnologias Assistivas, que se constituem como: toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência.



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