terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Psicoterapia no centro de Poá/SP

Fazer terapia é uma ferramenta que nos permite melhorar nossa qualidade de vida!
Psicoterapia no centro de Poá/SP
Contato: (11) 3426-5250 / (11) 99965-9448
Endereço: R. Fernando Pinheiro Franco, 280 - Centro, Poá - SP, 08550-240

EXERCÍCIOS PARA HABILIDADES DE ESCRITA

As habilidades de  escrita, necessita que acriança  orientar-se no espaço(motricidade ampla), e precisa ter consciência de seus membro(esquema corporal e imagem corporal), da mobilização dos membros,independentemente, o braço em relação ao ombro, a mão em relação ao braço e ter a capacidade de individualizar os dedos (motricidade fina) para assim ter a apreensão do lápis ou a caneta e então poder riscar, traçar,escrever, desenhar o que quiser.

O  exercícios acima  minimiza  dificuldades encontradas neste processo.
A atividade exercita os grandes músculos e a coordenação viso motora, em consequência  trabalha com os pequenos músculos, seja na educação infantil,seja no ensino fundamental.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

PSICÓLOGO - Escuta atenta e análise precisa.


Angústia, depressão, medo, intolerância, preocupação, ansiedade e por aí vai a lista de sentimentos que cercam a vida de muitas pessoas. Pode ser que você não sinta nem metade dessas emoções, mas ao menos uma delas já deve ter sentido nem que por um curto espaço de tempo, e agradeça caso tenha sido por um breve período, afinal hoje em dia as pessoas têm sofrido muito com as doenças da alma. 
É aí que entra a figura do psicólogo, podendo através de sua escuta atenta e de sua análise precisa, auxiliar aquele que necessita  de ajuda.




Agende uma consulta:  Alex Francisco
+ 55 11  999659448 - 11 34265250
Rua: Fernando Pinheiro Franco, 280 - Centro - Poá - São Paulo


Mapa de R. Fernando Pinheiro Franco, 280 - Centro, Poá - SP, 08550-240

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

IMPORTÂNCIA DO QUEBRA-CABEÇAS

No processo de formação educacional e cognitiva de uma criança, percebe-se a importância dos quebra-cabeças no desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos.
Alguns estudiosos afirmam, inclusive, que este brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e resolução de questões de cunho psicológico.

As crianças de modo geral sentem fascínio por quebra-cabeças. São atraídas pela beleza das cores, pela variedade das peças, pelo desafio de conseguir montar o que os quebra-cabeças propõem e pela dinâmica inerente à manipulação das peças. 


Veja 7 motivos para utilizar o quebra-cabeça na educação:
  • Estimular a aprendizagem;
  • Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;
  • Desenvolver a coordenação motora e da possibilidade de dominar o corpo;
  • Desenvolver a inteligência;
  • Recontar as histórias;
  • Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;
  • Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A escola nos dias atuais contam com profissionais capacitados, pois sua formação deve ser acadêmica e com base investigativa.
Relevante dizer que a escola tornou um espaço onde além do acadêmico vivenciam-se experiencias para a vida com um todo, numa visão humanitária.
Sendo este profissional capaz de  desenvolver um trabalho que direcione caminhos e oportunidades de crescimento intelectual e pessoal em seus alunos. São atores da formação de opinião com garantia de alunos atuante na sociedade.
As políticas públicas e redes de ensino estimulam seus profissionais a capacitarem por meio da formação continuada nas mais diversas áreas e também buscas pessoais para torna-se profissional do futuro com cita Edgar Morin em sua Obra Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro. Para oportunidade de melhorar o seu trabalho e a sociedade onde atende.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal da autora







COORDENAÇÃO MOTORA FINA - PARTE 3


 A coordenação motora é a capacidade que temos de usar e controlar nossos músculos para realizar determinado movimento.


 Dentro desta categoria distingue-se a coordenação motora fina e grossa.


Nossa coordenação motora é estimulada e desenvolvida sem que tenhamos consciência disso.


Quando se chega a escola, é o momento de usarmos intensamente a coordenação motora por meio de atividades como, contornar linhas, colorir desenhos, jogar, etc.


Para  as diferentes atividades usamos coordenação motora fina e a coordenação motora grossa.


As atividades que requerem o movimento dos pequenos músculos do nosso corpo. Usamos a coordenação motora fina,  são movimentos delicados e específicos, tais como desenhar, digitar no computador, abotoar e desabotoar, encaixar, recortar, etc.


As atividades que envolvem os músculos maiores do nosso corpo, usamos a coordenação motora grossa, resultando em movimentos maiores. É o caso de caminhar, saltar, correr, subir e descer escadas, dançar, rastejar, etc.


Nesta atividade os alunos utilizaram ambos grupos de músculos: os destinados a movimentos amplos e aos destinados a movimentos delicados.


A atividade requer que tenha associado o controle de força


Equilíbrio para organização dos movimentos bilaterais.


Fonte: https://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-e-coordenacao-motora-fina-e-grossa-16475.html

Receita da massinha: http://inclusaoemrede.blogspot.com.ar/2016/08/receita-caseira-de-massa-de-modelar.html

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

AUTOREGULAÇÃO


O termo autorregulação  é utilizado para os processos de pensamento que controlam  nossas ações e emoções. Nos guiando para a  atenção e assim construir  resposta adequada à situação.
A proposta do apoio visual é  promover a interação efetiva e a autoregulação. Podendo ser utilizada em várias situações.
É um motivador para que o aluno avance em suas etapas e se autoavalie.



quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Os Múltiplos Líderes Institucionais


O autor Alex Francisco de Jesus dos Santos mora em Guarulhos/SP, nasceu em 05 de abril de 1979. Descendente de uma família de fortes laços afetivos, o qual deu base para a pessoa e profissional que é, psicólogo formado pela Universidade de Guarulhos.
Começou sua carreira na grande São Paulo como Gestor com treinamentos de colaboradores de uma grande empresa de telefonia onde pode observar a importância da liderança, que coligava ideias contemporâneas para o perfil de gestores para o século XXI.
Devido sua experiência na área e insistência na exigência de um novo profissional e com breve contato com a educação escreveu como colaborador para o livro “Desafios e possibilidades para a educação na contemporaneidade” com afirmações importantes e necessária para este profissional seu artigo  “Os Múltiplos Líderes Institucionais”- Editora Kawo-Kabiyessile, 2016 organizado por Carla Matos Ferreira,  traz relevantes contribuições para as novas tendências educacionais.
Atualmente atende em sala psicoterapêutica, na cidade de Poá/SP e passou a trabalhar também no âmbito educacional como consultor e no treinamento de vendas dos Serviços Educacionais de Graduação e Pós-Graduação.

Sua obra é seguramente, importante para a presente décadas e para a formação de futuros líderes.
Alvo de admiração, tanto pela obra quanto pelo seu profissional, fato que o nos estiga a ler e usar como fundamento teórico.
A obra é recomendada para gestores, professores e para todas as pessoas da área.

Para adquirir o livro entre em contato no link http://editorakawo.blogspot.com.ar/

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

LÁPIS COR DE PELE, PELE DE QUEM?


O objetivo   do trabalho desenvolvido  com os alunos foi utilizar as cores  para representar a diversidade racial da população e assim e desconstruírem a ideia de que somente o rosa pode ser usado para pintar a cor da pele das pessoas. Também tratamos a igualdade racial.


O Plano de Aula foi organizado em etapas e contou com leituras sobre Africanidade, pesquisas das crianças e  vídeos.
Nesta atividade a professora solicitou que os alunos trouxessem a frente o lápis que utilizariam para pintar a pele.

No momento a professora trouxe reflexões sobre o tema e realizou intervenções, pois os alunos tiveram dificuldades de pegar cores além do rosa.

TEXTURAS PARA ALUNOS COM VISÃO SUBNORMAL

    

O estímulo aos sentidos ajudam no desenvolvimento 

cognitivo, linguístico, social e emocional . Os sentidos mais estimulados pelos pais e na escola, são a visão e a audição. Deste modo os alunos nesta situação ficam com prejuízos. Necessário desenvolver e estimular também os outros sentidos. 
Com um olhar diferente para materiais e objetos do dia-a-dia,  é possível criar brincadeiras interessantes que estimulam mais o paladar, o olfato e o tato.


IMPORTÂNCIA DOS ESTÍMULOS SENSORIAIS
Assim que o bebe nasce o cérebro  começa a fabricar conexões entre os neurônios,  as chamadas sinapses, que servem para transmitir e armazenar informações. A estimulação pelo tato, a visão, a audição, o olfato e o paladar ativam os justamente neurônios que são os maiores responsáveis pela formação dessas conexõesÉ  assim que a que a pessoa começa a relacionar diferentes temas e ter pensamentos criativos e inovadores. Por outro lado, as conexões que deixam de ser usadas acabam sendo eliminadas. No caso dos alunos com prejuízos na visão perdem estas conexões.
O quadro abaixo mostra como evoluem as sinapse no cérebro humano:


Os estímulos sensoriais  são ferramentas mentais que usamos no futuro. Devem serem estimulados em toda a vida.


Aprenda fazer a Amoeba no link abaixo:

.
O estímulo adequado por meio de atividades envolvendo texturas, ajudam no desenvolvimento congnitivo.

FORMAÇÃO DA IDENTIDADE - ALUNOS COM DUPLAS DEFICIÊNCIAS



A formação das identidades depende dos processos de socialização e de ensino e aprendizagem que ocorrem de acordo com as características físicas, cognitivas, afetivas, sexuais, culturais e étnicas dos envolvidos nos processos educativos.

 
O desenvolvimento da identidade do ser humano, como nos ensina Habermas (1983), pode ser analisado como um processo  de aprendizagem:

a) Lingüística: para a comunicação;

b) Cognitiva: para a busca dos conhecimentos necessários para a vida em sociedade;

c) Interativa: para a ação e a interação com o outro.

De uma perspectiva geral, todos os processos educativos devem levar ao desenvolvimento desses três conjuntos de competências.

A educação é o resultado de relações sociais que podem capacitar aqueles que participam do processo educativo para:

a) a sobrevivência nas sociedades contemporâneas;

b) a busca da superação da ordem social existente;


Deste modo a pessoa com dupla deficiência necessita do outro para esta construção que está descrita no currículo ecológico funcional.
Uma  abordagem ecológica é o mesmo que falar de educação que ocorre em ambientes naturais ou seja no contexto da vida cotidiana. 
É essencial trabalhar no sentido de competências e do potencial das crianças sem pensar na deficiência ou nas habilidades que as crianças podem não  alcançar. Trabalhar  para garantir que essas habilidades  funcionais permitam que as crianças entendam seu redor e criem suas identidades para atuar e participar em todos os ambientes de sua diária visando a mais independência e autonomia no futuro.



APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM BLOCOS LÓGICOS


 O jogo  planejado acima, trata da criança se relacionar com o meio onde vive, o desafio é desenvolver estratégias para resolver problemas. Neste jogo a criança atribui aos objetos dos cotidianos significados. A fileira dos blocos lógicos, exige uma única diferença de seus atributos.


O  jogo como  tornar mais próximos da criança linguagens e significados matemáticos sem fim. Geram  a possibilidade de formar o pensamento matemático e  criam uma relação na construção  desse conhecimento,  não é o material  didático que realiza a aprendizagem, mas a própria criança com sua reflexão e mediação do professor.



 Jogo: A cobra mais comprida



Regra: os blocos são distribuídos aleatoriamente entre os participantes, que devem seguir a sequencia colocando uma peça que tenha apenas uma diferença, o jogo gira em sentido relógio. caso não tenha passa a vez.

http://www.profala.com/artpsico60.htm 

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