movimento co-ativo é utilizado no trabalho de Integração Sensorial com Deficientes Multiplos e Deficientes Visuais. Movimento que ocorre mão sobre mão, caracterizada pela ampliação comunicativa entre o estimulador e a criança, ou seja a criança precisa da informação concreta utilizando de mais canais de entrada para a informação, para que a comunicação o ocorra. Ouvir e ver não é suficiente, torna-se necessário ações junto à criança, numa integração sensorial: ver, ouvir e tocar . O contato lado a lado, com apresentação simultânea da palavra e a ação, ao longo do trabalho o movimento co-ativo vai se distanciando e o movimento irá ser ampliado,e aprendido.
O objetivo deste trabalho, consiste em ampliar a comunicação e a ação motora da criança como também possibilitar o desenvolvimento da habilidade de antecipação de acontecimentos em uma área determinada. (Cader-Nascimento & Costa, 2002).
Exemplificando: O professor segura na mão da criança e realiza um movimento para evidenciar que a atividade irá começar, com a apresentação simultânea da palavra, esta ação realiza-se em primeiro momento a mão da criança sobre a do educador, quando estabelecida a ação passe-se para o segundo momento que a mão do educador sobre a mão da criança para realizar o movimento, estabelecida esta ação a criança irá mais precisar do movimento co-ativo.
Aprendendo gestos naturais
Van Dijk (1968) afirma que os gestos naturais surgem a partir das experiências com as
qualidades motoras dos objetos, sendo constituídos por movimentos das mãos quase iguais
aos objetos da ação. Stillman & Battler (1984) sugerem que os gestos devem ser espontâneos,
e não criados em situações estruturadas. Deste modo vamos proporcionar ao nossos alunos situações espontâneas com brincadeiras para que aprendam!
Referência
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