Google+ Followers

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Movimento co-ativo


                                                                                                                                                                 movimento co-ativo é utilizado no trabalho de   Integração Sensorial com Deficientes Multiplos e  Deficientes Visuais. Movimento que ocorre mão sobre mão, caracterizada pela ampliação comunicativa entre o estimulador e a criança, ou seja a criança precisa da informação concreta utilizando de mais canais de entrada para a informação,  para que a comunicação o ocorra.  Ouvir e ver não é suficiente, torna-se necessário ações junto à criança, numa integração sensorial: ver, ouvir e tocar . O contato lado a lado, com apresentação simultânea da palavra e a ação, ao longo do trabalho o movimento co-ativo vai se distanciando e o movimento irá ser  ampliado,e aprendido.
O objetivo deste trabalho, consiste em ampliar a comunicação e a ação motora da criança como também possibilitar o desenvolvimento da habilidade de antecipação de acontecimentos em uma área determinada. (Cader-Nascimento & Costa, 2002).
Exemplificando: O professor segura na mão da criança e realiza um movimento para evidenciar que a atividade irá começar, com a apresentação simultânea da palavra, esta ação realiza-se em primeiro momento a mão da criança sobre a do educador, quando estabelecida a ação passe-se para o segundo momento que a mão do educador sobre a mão da criança para  realizar o movimento, estabelecida esta ação a criança  irá mais precisar do movimento co-ativo.   



Aprendendo gestos naturais
Van Dijk (1968) afirma que os gestos naturais surgem a partir das experiências com as
qualidades motoras dos objetos, sendo constituídos por movimentos das mãos quase iguais
aos objetos da ação. Stillman & Battler (1984) sugerem que os gestos devem ser espontâneos,
e não criados em situações estruturadas. Deste modo vamos proporcionar ao nossos alunos situações espontâneas com brincadeiras para que aprendam!





  























Referência

Postagem em destaque

CURSO: ESTÍMULO NA SALA DE AULA

Curso de extensão universitária. 100 horas 3 x de 135 reais Tema: O estímulo na sala de aula Ligue: 11 999659448 FONTE:  http://ww...