Atividade: MOSAICO DO NOME
- Leitura em voz alta pelo professor - Gênero : Crônica - Livro/Título: Para gostar de ler – A fuga, Chatear e encher, Elefantes artistas - Autores: Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Moacir Sclair;
- Oralidade;
- Trabalho com a identidade;
- Trabalho com o nome;
- Técnica do mosaico;
- Coordenação motora fina.
Tempo:
16 aulas
Público alvo: estudantes público do atendimento educacional especializado
Objetivo:
- Auto reconhecimento;
- Construção da identidade;
- Melhora da estima;
- Tomada de decisão (autonomia);
- Tratamento das atenções (atenção concentrada), (atenção dividida) e (atenção alternada);
- Concentração e percepção;
- Coordenação motora fina.
1ª
Etapa: levantar o conhecimento prévio dos alunos em relação a Crônica Chatear e
Encher
2ª
Etapa: Levantamento sobre a auto imagem
3º
Etapa: Leitura em voz alta pelo professor
do texto nos livros;
4ª
Etapa: Desenho da auto imagem;
5º
Etapa: Escrita de lista como eu sou;
6ª
Etapa: Escrita do nome em papel A3;
7ª
Etapa: Colorir o nome escrito com letras grandes no papel A3;
8ª
Etapa: Recortar o nome confeccionado no papel A3 e montar um mosaico
Estratégia:
Roda de conversa e roda de leitura adequando as necessidades dos estudante, aplicação da técnica do
moisaico.
Adequações: serão realizadas de acordo aos desenvolvimentos e entendimento dos
estudantes de acordo com sua barreiras e impedimentos, com dramatizações e brincadeiras lúdicas, uso de miniaturas, pranchas
temática, miniaturas e objetos para a compreensão e entendimento do estudante.
Recursos;
Livros, brinquedos (telefone), papel A3
e color set, giz de cera, revista, pranchas temáticas, miniaturas, espelho, objetos.
Avaliação: Participação e interação com professor e com grupo e envolvimento com atividade.
Reflexões sobre a aula:
Considerando que o AEE complementa e/ou suplementa a formação do estudante com vistas à autonomia e independência na
escola e fora dela. Busco trabalhar a plasticidade cerebral com estratégias metacognitivas, para isso usamos a crônica para ser o disparador da nossa ação didática.
Assim a crônica tem características bem distintas dos textos que os estudantes com deficiências conhecem, pois devido a baixa capacidade cognitiva, muitos são privados
de refletir sobre o que é lido a eles, sempre recebem textos com linguagem simples com começo,
meio e fim, com imagens que predominam sobre o texto, na maioria das
vezes personagens humanas, bichos, objetos,etc. são os contos de fadas, fábulas entre outros.
A crônica traz a sátira, a
ironia, a indignação etc. Ressaltando
sempre ações das pessoas, assim oportuniza nosso trabalho da sala de recursos em ativar a metacognição
e a meta representação, como por exemplo auxiliar os aluno a pode entender a “cara feia” do adulto quando
realizam algo errado ou não cumprem uma regra.
Busco os livros e textos para
ser o disparador do meu objetivo com as turmas , para o público de estudantes com deficiências, para atender a demanda da sala (deficiência intelectual, autismo e deficientes múltiplos foi preciso que antes de ler os textos
fizéssemos brincadeiras e dramatizações, pois os alunos não conseguem ler as
“entre linhas”.
Em sequência na roda de conversa estimulei os alunos perceberem
quando são “chatos” ou “legais”, bons ou não, alguns não se percebem e também
não conseguem decidir sua opinião em relação a uma determinada pessoa, pois
apresentam dificuldades de externalizar o que sentem e pensam.
Em meio a atividade apoiado nos recursos utilizados (pranchas temáticas, fotos com caretas, etc), realizaram a escrita da lista do que eles perceberam sobre eles, montaram um moisaico com o nome próprio e por
fim construímos uma única lista com o que perceberam no trabalho do auto reconhecimento.
O trabalho foi maravilhoso os alunos
gostaram e questionaram e iniciaram a decidir “Eu sou bom (a), eu sou bonito
(a) , Gosto disso ou daquilo” etc.
Para finalizar: com os MOISAICOS com o nome e a lista de do que perceberam sobre si, realizamos um painel, ficou lindo! Mas faltou a foto!
Para saber sobre nossa aula:
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