quarta-feira, 2 de outubro de 2019

PLANO DE AULA PARA SALA DE RECURSOS: ATIVAÇÃO DA METACOGNIÇÃO



 Atividade: MOSAICO DO NOME 

  • Leitura em voz alta pelo professor - Gênero :  Crônica - Livro/Título:  Para gostar de ler – A fuga, Chatear e encher,   Elefantes artistas - Autores: Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Moacir Sclair;
  • Oralidade;
  • Trabalho com a identidade;
  •  Trabalho com o nome;
  • Técnica do mosaico;
  • Coordenação motora fina.

Tempo: 16 aulas

Público alvo: estudantes público do atendimento educacional especializado 



Objetivo: 
  • Auto reconhecimento;
  • Construção da identidade;
  • Melhora da estima;
  • Tomada de decisão (autonomia);
  • Tratamento das atenções (atenção concentrada), (atenção dividida) e (atenção alternada); 
  • Concentração e percepção;
  • Coordenação motora fina.




1ª Etapa: levantar o conhecimento prévio dos alunos em relação a Crônica Chatear e Encher
2ª Etapa: Levantamento sobre a auto imagem
3º Etapa: Leitura em voz alta pelo professor  do texto nos livros;
4ª Etapa: Desenho da auto imagem;
5º Etapa: Escrita de lista como eu sou;
6ª Etapa: Escrita do nome em papel A3;
7ª Etapa: Colorir o nome escrito com letras grandes no papel A3;
8ª Etapa: Recortar o nome confeccionado no papel A3  e montar um mosaico



Estratégia: Roda de conversa e roda de leitura adequando as necessidades dos estudante, aplicação da técnica do moisaico.

Adequações: serão realizadas de acordo aos desenvolvimentos e entendimento dos estudantes de acordo com sua barreiras e impedimentos, com dramatizações e brincadeiras lúdicas, uso de miniaturas, pranchas temática, miniaturas e objetos para a compreensão e entendimento do estudante.

Recursos; Livros, brinquedos (telefone),  papel A3 e color set, giz de cera,  revista, pranchas temáticas, miniaturas,  espelho, objetos.

Avaliação: Participação e interação com professor e com grupo e  envolvimento com atividade.

Reflexões sobre a aula:

Considerando que o AEE complementa e/ou suplementa a formação do estudante com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela. Busco trabalhar a plasticidade cerebral com estratégias metacognitivas, para isso usamos a crônica para ser o disparador da nossa ação didática.

Assim a crônica tem características bem distintas dos textos que os estudantes  com deficiências conhecem,  pois devido a baixa capacidade cognitiva, muitos são privados de refletir sobre o que é lido a eles, sempre recebem  textos com linguagem simples com começo, meio e fim, com  imagens que  predominam sobre o texto, na maioria das vezes  personagens humanas, bichos,  objetos,etc. são os contos de fadas, fábulas entre outros. 

A crônica traz a sátira, a ironia, a indignação etc. Ressaltando sempre ações das pessoas, assim oportuniza nosso trabalho da sala de recursos em ativar a metacognição e a meta representação, como por exemplo auxiliar os aluno a  pode entender a “cara feia” do adulto quando realizam algo errado ou não cumprem uma regra.

Busco os livros e textos para ser o disparador do meu objetivo com as turmas , para o público de estudantes com deficiências, para atender a demanda da sala (deficiência intelectual, autismo e deficientes múltiplos  foi preciso que antes de ler os textos fizéssemos brincadeiras e dramatizações, pois os alunos não conseguem ler as “entre linhas”.

Em sequência na roda de conversa estimulei os alunos perceberem quando são “chatos” ou “legais”, bons ou não, alguns não se percebem e também não conseguem decidir sua opinião em relação a uma determinada pessoa, pois apresentam dificuldades de externalizar o que sentem e pensam.

Em meio a atividade  apoiado nos recursos utilizados  (pranchas temáticas, fotos com caretas, etc), realizaram a escrita da lista do que eles perceberam sobre eles,  montaram um moisaico com o nome próprio e por fim construímos uma única lista com o que perceberam no trabalho do auto reconhecimento.  O trabalho foi maravilhoso os alunos gostaram e questionaram e iniciaram a decidir “Eu sou bom (a), eu sou bonito (a) , Gosto disso ou daquilo” etc.

Para finalizar: com os MOISAICOS com o nome e a lista de do que perceberam sobre si, realizamos um painel, ficou lindo! Mas faltou a foto!


Para saber sobre nossa aula:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE MATRÍCULAS ABERTAS MATRICULA R$ 200,00 MENSAIS DE R$ 115,00 Av. Brasil, 108, sala 2 ...