A pessoa com autismo pode estar totalmente envolvida na interação social (na brincadeira com o facilitador, que pode ter sido criada a partir de elementos de um filme ou de personagens), O trabalho desenvolvido nesta dupla foi introduzir pequenas solicitações ligadas às pequenas metas de estamos trabalhando com metas brevemente negociadas com os alunos. Por exemplo, podemos pedir que a criança tenha uma participação física junto ao amigo ou personagem favorito dela ou que ela responda ao personagem a respeito de determinado tema ou jogo.
Muitas crianças, adolescentes e adultos se sentem motivados e verdadeiramente apreciam esse momento de interação, ao mesmo tempo em que sabemos que eles estão desenvolvendo os seus talentos e habilidades.
A brincadeira e a permissão do autista trazer o personagem a aula foi o motivador para que a interação acontecesse. A situação do brincar isolado foi dando espaço para as trocas, para falas no contexto, a alegria de interagir. Crianças, adolescentes e adultos com autismo podem aprender a se relacionar e a desenvolver suas habilidades de interação social e comunicação simplesmente brincando!
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