O símbolo implica a representação de um objeto ausente, não só o objeto, mas como também de sensações vividas nas interações, assim o jogo de faz de conta ocorre pela imaginação, (representação fictícia do que se viveu, do que se viu, ouviu ou sentiu). Como por exemplo a criança que ao ver uma caixa de sapato desliza-a imaginando ser um automóvel, do qual a representa simbolicamente.
Para isso iremos utilizar alguns frascos de shampoo, do qual no caso dos alunos com deficiências, ao verem os frascos de shampoo, não conseguem imaginar um boneco, um herói, um monstro, etc, não conseguem reviver situações que lhe causam excitação, alegria, medo, tristeza, raiva e ansiedade. Elas não conseguem por no objeto ou brinquedo, suas expressões e trabalhar suas emoções muitas vezes difíceis de suportar.
Assim a partir da ações nas brincadeiras, como esta, ela irá explorar as diferentes representações que tem destas situações difíceis, podendo melhor compreendê-las ou reorganizá-las. Nesta atividade iremos utilizar inicialmente o boneco construído e o frasco normal posteriormente e ou juntamente, para apoiar o desenvolvimento do simbolismo nesta criança, para evoluir do jogo espontâneo para o jogo simbólico.