quarta-feira, 1 de julho de 2020

ATIVIDADE PEDAGÓGICA ACESSÍVEL: CONTAR DE MANEIRA EXATA OU APROXIMADA

HABILIDADE: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos. 

CONTEXTUALIZAÇÃO DA  ATIVIDADE:

Ensinar a quantificação de objetos  de uma coleção:  seja palitos,  tampinhas de garrafas , meias  ou outros objetos, podendo fazer  estimativas, com a seguinte pergunta: Quantas meias temos nos pés ou numa caixa? Depois solicitar a conferência fazendo a contagem um a um, podendo parear, como por exemplo as meias e os pés ou outros agrupamentos e comparação.

Orientações Práticas (estudante/responsável): 

Converse com o ESTUDANTE sobre os números, sua importância  dos números no nosso dia a dia e sua relação com quantidades. Por exemplo precisamos saber qual a nossa idade ou a idade de alguém, quantos brinquedos temos, dê outros exemplos etc.  Explore a contagem mecânica através de brincadeiras onde o ESTUDANTE  possa iniciar a contagem a partir do um, como por exemplo A Parlenda do Um, dois, Feijão com arroz. Ou outra que possa contar e cantar os números.

 

Vejo exemplo abaixo de atividade de contagem com palitos ou meias:



CONTAGEM COM PALITOS



CONTAGEM COM MEIAS


O ESTUDANTE   precisa de material concreto para assim conseguir organizar seu pensamento.

 

Para esta atividade iremos iniciar a organização do pensamento matemático.

 

Ao desenvolver  a atividade prefira objetos grandes quando estiver sem a orientação de um adulto, pois corre o risco de levar objetos para a boca.

 

Nesta atividade podemos trabalhar com vários materiais. Espero vocês no chat! Para outras ideias!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE MATRÍCULAS ABERTAS MATRICULA R$ 200,00 MENSAIS DE R$ 115,00 Av. Brasil, 108, sala 2 ...