HABILIDADE: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.CONTEXTUALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:
Ensinar a quantificação de objetos de uma coleção: seja palitos, tampinhas de garrafas , meias ou outros objetos, podendo fazer estimativas, com a seguinte pergunta: Quantas meias temos nos pés ou numa caixa? Depois solicitar a conferência fazendo a contagem um a um, podendo parear, como por exemplo as meias e os pés ou outros agrupamentos e comparação.
Orientações Práticas (estudante/responsável):
Converse com o ESTUDANTE sobre os números, sua importância dos números no nosso dia a dia e sua relação com quantidades. Por exemplo precisamos saber qual a nossa idade ou a idade de alguém, quantos brinquedos temos, dê outros exemplos etc. Explore a contagem mecânica através de brincadeiras onde o ESTUDANTE possa iniciar a contagem a partir do um, como por exemplo A Parlenda do Um, dois, Feijão com arroz. Ou outra que possa contar e cantar os números.
Vejo exemplo abaixo de atividade de contagem com palitos ou meias:
CONTAGEM COM PALITOSCONTAGEM COM MEIAS
O ESTUDANTE precisa de material concreto para assim conseguir organizar seu pensamento.
Para esta atividade iremos iniciar a organização do pensamento matemático.
Ao desenvolver a atividade prefira objetos grandes quando estiver sem a orientação de um adulto, pois corre o risco de levar objetos para a boca.
Nesta atividade podemos trabalhar com vários materiais. Espero vocês no chat! Para outras ideias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário