Google+ Followers

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

TGD - TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO



O TGD (Transtorno Global do desenvolvimento) apresenta 3 características:
  1. Isolamento
  2. Prejuízos na Comunicação/Interação
  3. Esteriotipia 
Segundo o Manual de Classificação:
 
CID - 10 F84 Autismo Infantil

Manifestado antes da idade de 3 anos. Após esta idade é crônico

CID - 10 F84.1 Austimo atípico

Manisfestado após 3 anos de idade
 
CID - 10 F84.2 Síndrome de Rett

Unicamente em meninas

CID -  10 F84.3 
Outro Transtorno Deisntegrativo da Infância

CID - 10 F84.5 Síndrome de Asperger

A criança com TGD apresenta interações diferentes, não significa que não interage. A situação de não corresponder ao normal é nós que significamos. É preciso criar estratégias para ficarmos juntos de modo menos sofrível. Esta criança apresenta um sofrimento psíquico.
Estas crianças escolheram viver sem dor. Viver é dolorido, aprender dói. Devemos ensiná-los sem dor ou com  a menor dor possível.
A palavra "Autismo" foi criada por Eugene Bleur, psiquiatra suiço, em 1911, para descrever um sintoma da esquizofrenia que definiu como sendo uma fuga da realidade.
Kanner e Asperger usaram a palavra para dar nome ao conjunto de sintomas que observaram nas crianças.

Controvérsias a respeito da etiologia

  • A prevalência é 4vezes maior em meninos do que em meninas;
  • Em meninas a síndrome tende a ser mais severa; 
  • Inabilidade inata ou biologicamente determinada para desenvolver relações com o outro;
  • Kanner vioslumbrou uma ligação entre autismo e depressão matern;.
  •  Belizario Filho(Psiquiatra que escreveu documentos do MEC referente Autismo.

Importante
  • Para a  criança com TGD o significado da palavra é único, não compartilha significados, exemplo para o autista não é possivel: manga fruta - manga verbo - manga de camisa, etc.;
  • As coisas são imutéveis: Um copo que se tira do lugar desestrutura, nada pode mudar;
  • Intervençoes causam efeitos(positivos ou negativos);
  • a adaptação é de muito sofgrimento;
  • Deixam de aprender para nao sofrer;
  • Apresentam preocupação excessiva pelo que é imultável (mesmice);
  • Não sealizam inferencias;
  • As crianças apresentam danos na meta-representação(representação da representação), que trata da capacidade de  simbólica;
  • Não tem habilidade para o impulso inicial;
  • Prejuízos na linguagem;.
  • Disturbios de comportamento sociais.
Sugestões de atividadades para o trabalho com crianças TGD e saiba mais.

www.inspiradospeloautismo.com.br/3/5/5.html
http://www.autismo.com.br/

Postagem em destaque

CURSO: ESTÍMULO NA SALA DE AULA

Curso de extensão universitária. 100 horas 3 x de 135 reais Tema: O estímulo na sala de aula Ligue: 11 999659448 FONTE:  http://ww...