Google+ Followers

domingo, 19 de fevereiro de 2017

CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO DE CIÊNCIAS PARA O PENSAMENTO COMPLEXO


O pensamento complexo parte da premissa de que as coisas estão, ou podem estar, relacionadas, mesmo aquelas que parecem impossíveis de se relacionar. Neste sentido conteúdos de ciências levam as crianças a fazerem estas relações. 



O conhecimento identificado nas reportagens  não podem ignorar e ou desconsiderar fatores; pressupõe um exame multidimensional do assunto abordado, buscando pontos de ligação com outras ciências, inclusive. Os questionamentos fazem pontes com outros conhecimentos, do pensamento comum ao complexo.



A própria divisão do conhecimento em ciências seria uma face do pensamento que separa  – aspecto do pensamento simplificador – que, ao fragmentar determinado conhecimento, isola o que foi separado e oculta possíveis religações.
Deste modo oportunizar que os alunos discutem, comparem, observem, experimente, ampliam este  pensamento, pensam das partes para o todo fazendo religações do conhecimento.


Postagem em destaque

CURSO: ESTÍMULO NA SALA DE AULA

Curso de extensão universitária. 100 horas 3 x de 135 reais Tema: O estímulo na sala de aula Ligue: 11 999659448 FONTE:  http://ww...