quarta-feira, 2 de outubro de 2019

BRINQUEDOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DO BRAILLE


Braille é um sistema de escrita tátil usado por pessoas cegas ou com baixa visão, é escrito em papel em relevo.


Os usuários do sistema Braille podem ler em telas de computadores e em outros suportes eletrônicos graças a um mostrador em braile atualizáveis.

O jogo é composto por  cartelas com as letras do Alfabeto Braille, por meio da leitura verifica-se as letras cantadas, usado para o auxílio da escrita e processo de alfabetização do estudante com deficiência visual.


quinta-feira, 26 de setembro de 2019

PROJETO VÍDEO


 Objetivos Gerais 
  •  Empregar os vídeos como ferramenta didática e aprofundamento dos conteúdos.
  •  Valer-se do vídeo no desenvolvimento da transposição didática em transformar o conhecimento cientifico em conhecimento ensinável.

Objetivos específicos:
  •   Impulsionar a produção de vídeos como meio de aprendizagem e complemento de conteúdos.
  •  Usar os vídeos como uma nova forma interação com os conteúdos aos alunos.
  •  Despertar a curiosidade nos alunos, em relação interdisciplinaridade trabalhados em sala de aula.
  •  Colaborar com a visualização de conteúdos abstratos, tornando-os concretos, podendo ser visualizados de uma forma real, transversalmente pelo vídeo.

Metodologia
  • Uso da metodologia ativa e aula invertida onde o aluno escolhe o filme a ser reproduzido, como também da necessidade de se inserir as mídias digitais para uma aula mais atraente. A aplicação das tecnologias torna-se prioridades para a melhoria do conhecimento e ampliação cultural de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem e podem ser aplicadas em diversas áreas do conhecimento

Cronograma
  • O Projeto foi durante todo o ano letivo de 2017.

Avaliação
  •  A avaliação foi constante, observando  a compreensão dos alunos em relação aos conteúdos abordados nos vídeos, a interdisciplinaridade  aplicada aos instrumentos de avaliativos na série, interação dos alunos. Transformação dos alunos de passivos para ativos, expondo seu ponto de vista sobre os temas dos vídeos trabalhados.

Produto final
  •  Produção do vídeo com a escolha do filme escolhido por cada criança e as ações desenvolvidas ao longo do ano.


COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA


A expressão Comunicação Alternativa e Ampliada (C.A.A.), de acordo Glennem (1997), é demarcado  por outros modos de comunicação além da expressão oral.  



A Comunicação Alternativa faz o uso de gestos, língua de sinais, expressões faciais, o uso de pranchas de alfabeto, símbolos pictográfico e até  uso de sistemas sofisticados de computador com voz.



Nossa estudante usa símbolos pictográficos em todos os espaços escolares. O uso da pranchas com os símbolos  garante a participação e o sucesso de todos e faz  que a inclusão ocorra.



terça-feira, 9 de abril de 2019

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE


PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE


MATRÍCULAS ABERTAS

MATRICULA R$ 200,00

MENSAIS DE R$ 115,00
Av. Brasil, 108, sala 2 Centro de Poá
Tel 11 24463866


O DESENHO DA CRIANÇA


A criança se expressa  muito cedo, por meio de balbucios,  sorrisos e choro, no que dizemos expressas-se vocalmente, mas por meio do registro geralmente se expressa na forma de garatuja, por volta dos dezoito meses de idade.

Esse primeiro rabisco é um importante passo no seu desenvolvimento, pois é o início da expressão que a conduzirá não só ao desenho e à pintura, mas também à palavra escrita. A palavra "garatuja" tem  conotações negativa para os adultos. 

Muitos acham  uma perda de tempo ou não dão o devido valor, na realidade, a garatuja é exatamente o oposto de tudo isso, pois o modo como se recebam esses primeiros rabiscos e a atenção que se lhes preste podem ser a causa de a criança pequena desenvolver atitudes que permanecerão nela, quando iniciar sua escolaridade formal.

Necessário dar a devida atenção, valorizar  e oportunizar esse momentos para que desenvolvam, três grandes etapas classificam a garatuja: as desordenadas, controladas e com atribuição de nomes.
Vejamos as etapas da garatuja:


GARATUJA DESORDENADA

GARATUJA CONTROLADA




GARATUJA COM ATRIBUIÇÃO DE  NOME

Ex: "Mamãe vai as compras"

SÍMBOLOS REPRESENTATIVOS


"Um homem"


Nesta fase de evolução, a criança está em contínua busca de novos conceitos, e símbolos representativos (homem, árvores, casas, etc) que mudam constantemente.

Para saber mais e aprofundar no assunto: https://www.arteeeducacao.net/garatujas.pdf


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

ATIVIDADE PARA DESENVOLVER O SIMBOLISMO


O símbolo implica a representação de um objeto ausente,  não só o objeto, mas como também de sensações vividas nas interações, assim o  jogo de faz de conta ocorre pela imaginação, (representação fictícia do que se viveu, do que se viu, ouviu ou sentiu). Como por exemplo  a criança que ao ver  uma caixa  de sapato desliza-a imaginando ser um automóvel, do qual a representa simbolicamente.


Para isso iremos utilizar alguns frascos de shampoo,  do qual no caso dos alunos com deficiências, ao  verem os frascos de shampoo, não conseguem imaginar um boneco, um herói, um monstro, etc,  não conseguem reviver situações que lhe causam excitação, alegria, medo, tristeza, raiva e ansiedade. Elas não conseguem por no objeto ou  brinquedo,  suas expressões e trabalhar suas emoções muitas vezes difíceis de suportar. 


Assim  a partir da ações nas brincadeiras, como esta, ela irá explorar as diferentes representações que tem destas situações difíceis, podendo melhor compreendê-las ou reorganizá-las. Nesta atividade iremos utilizar inicialmente  o boneco construído e o frasco normal posteriormente e ou juntamente, para apoiar o desenvolvimento do simbolismo nesta criança, para evoluir do jogo espontâneo para o jogo simbólico.




RECURSOS DIDÁTICOS PARA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL


Os  recursos didáticos utilizados nas salas de aula se deve ao fato da ludicidade, da motivação para aprender e ser   atrativo para os educandos lidar com os conteúdos de forma inovadora.



Este recurso didático visa ensinar o conteúdo da cores 



De modo lúdico o aprendente irá associar as cores dos objetos, realizando encaixe da cor correspondente.



Além do conteúdo das cores, o aluno estará desenvolvendo habilidades bimanuais, destreza para a preensão do lápis e desenvolvimento da coordenação motora fina.



O envolvimento  dos aprendentes com as atividades e com todos da sala de aula, gera a aprendizagem colaborativa, em um ambiente de troca  das informações,  ponto extremamente  importante dos recursos didático-pedagógicos, assim ocorre a aprendizagem plena dos envolvidos,  a curiosidade, a capacidade de observar, de resolver problemas e a motivação para aprender mais. 



ATIVIDADE PARA ESTUDANTES COM AUTISMO - MOVIMENTO DE PINÇA


Esta atividade ajudará no desenvolvimento do movimento de pinça e no desenvolvimento dos músculos das mãos.



A criança irá desenvolver a destreza para atividades mais complexas, como amarrar o cadarço, fazer laços e nós.


Para alunos com  Autismo e outras deficiências,  uma das maiores dificuldades está no desenvolvimento pinçar, do qual no momento de aprender a escrever, se torna muito difícil, segurar o lápis corretamente e realizar os movimentos necessários como a pressão sobre o papel e manobras com as mãos, do qual a criança nesta condição irá demorar muito mais tempo para desenvolvê-la.


Como fazer:

MATERIAIS 
  • 1 CD
  • Retalhos de EVA
  • 1 Lápis



A criança poderá ajudar na confecção,  pintar os círculos que irão decorar com tinta  ou giz de cera.


PARA SABER MAIS

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

DEFICIÊNCIA FÍSICA E ATIVIDADE DE EMPILHAR


Nesta atividade o educando potencializa o esquema corporal:  usa o membro superior para empilhar, perceber o corpo e seu posicionamento para melhor auxiliá-lo na ação requerida pela atividade, ou seja, levantar o máximo para empilhar e equilibrar as peças.

Fonte: PSICOMOTRICIDADE  CARTILHA DE ORIENTAÇÃO A GRADUANDOS DE TERAPIA OCUPACIONAL - FMRP-USP-RP

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

ATIVIDADE " BOLHA DE SABÃO" PARA A CONSCIÊNCIA FONOARTICULATÓRIA


A consciência fonoarticulatória é a parte da consciência fonológica que compreende os movimentos e características articulatórias dos fonemas, ação necessária para aprender a articulação do conhecimento fonêmico. As crianças imitam estes movimentos articulatórios, para realizar o segmento escrito com o segmento falado, estratégia  para segmentar as sílabas em unidades menores, ou seja, os fonemas.


Vários estudos na área aponta que a consciência fonoarticulatória é essencial para o processo de aquisição e desenvolvimento dos sons da fala, necessária para a  alfabetização.


A atividade "Bolha de Sabão"  além de proporcionar o lúdico,  tratou do gênero receita, da  reflexão sobre o sistema de escrita alfabética e auxiliou as crianças  que não apresentam desenvolvimento fonológico normal .

FONTE:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000300011 - O desenvolvimento da consciência fonoarticulatória e a relação entre a percepção e a produção do gesto fonoarticulatório 

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

JOGO DA VELHA E RACÍONIO LÓGICO

Desenvolve visão de conjunto do grupo


 Promover a integração e a inclusão de todos os educandos.


Estimular o raciocínio lógico e a atenção.


Valoriza a importância de cada um na atividade conjunta. 

terça-feira, 15 de maio de 2018

CURSOS DE EXTENSÕES GRÁTIS

PÓS-GRADUAÇÃO 420H -
 MATRÍCULA + 12 DE R$ 149,00 - 
E GANHE 4 EXTENSÕES GRÁTIS

  • Educação Infantil
  • Ludopedagogia
  • Contos de Fadas
  • Contação de Histórias
  • Arte e Educação
  • Arte Terapia
  • Letramento
  • Docência do Ensino Superior
  • Direito Educacional
  • Educação Ambiental
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Fundamental
  • Educação a Distancia
  • Lingua Portuguesa e Literatura

  • Psicomotricidade
  • Psicopedagogia Clínica
  • Psicopedagogia Institucional
  • Neuropsicopedagogia
  • Educação Inclusiva
  • Docência para Saúde
  • Deficiência Intelectual


ATO INSTITUTO EDUCACIONAL E NOVA GERAÇÃO – ASSESSORIA EDUCACIONAL
CENTRAL -Rua José Otoni, 284 – 10º andar -São Miguel Paulista São Paulo / SP Tel.: 11-2025-8405
POLO POÁ:  Av Brasil, 108, 1ºAndar, Sala 02- Centro – Poá/SP
COMUNICAÇÃO:   TEL. 24463866 -  WHATS. 11977138947 –   EMAIL . secretaria@plataformaato.com

ÁREA DO ALUNO: http://www.alunos.plataformaato.com

PÓS-GRADUAÇÃO - DIREITO EDUCACIONAL


PÓS-GRADUAÇÃO 360H - 
MATRÍCULA + 12 DE R$ 149,00 - E GANHE 4 CURSOS DE EXTENSÕES GRÁTIS


ATO INSTITUTO EDUCACIONAL E NOVA GERAÇÃO – ASSESSORIA EDUCACIONAL
CENTRAL -Rua José Otoni, 284 – 10º andar -São Miguel Paulista São Paulo / SP Tel.: 11-2025-8405
POLO POÁ:  Av Brasil, 108, 1ºAndar, Sala 02- Centro – Poá/SP
COMUNICAÇÃO:   TEL. 24463866 -  WHATS. 11977138947 –   EMAIL . secretaria@plataformaato.com

ÁREA DO ALUNO: http://www.alunos.plataformaato.com

PÓS-GRADUAÇÃO - ARTETERAPIA

PÓS-GRADUAÇÃO 360H -
 MATRÍCULA + 12 DE R$ 149,00 E GANHE 4 EXTENSÕES GRÁTIS. 


ATO INSTITUTO EDUCACIONAL E NOVA GERAÇÃO – ASSESSORIA EDUCACIONAL
CENTRAL -Rua José Otoni, 284 – 10º andar -São Miguel Paulista São Paulo / SP Tel.: 11-2025-8405
POLO POÁ:  Av Brasil, 108, 1ºAndar, Sala 02- Centro – Poá/SP
COMUNICAÇÃO:   TEL. 24463866 -  WHATS. 11977138947 –   EMAIL . secretaria@plataformaato.com

ÁREA DO ALUNO: http://www.alunos.plataformaato.com

PÓS-GRADUAÇÃO AUTISMO - MATRÍCULAS ABERTAS


PÓS-GRADUAÇÃO 540H - MATRÍCULA + 15 DE R$ 180,00 - 


ATO INSTITUTO EDUCACIONAL E NOVA GERAÇÃO – ASSESSORIA EDUCACIONAL
CENTRAL -Rua José Otoni, 284 – 10º andar -São Miguel Paulista São Paulo / SP Tel.: 11-2025-8405
POLO POÁ:  Av Brasil, 108, 1ºAndar, Sala 02- Centro – Poá/SP
COMUNICAÇÃO:   TEL. 24463866 -  WHATS. 11977138947 –   EMAIL . secretaria@plataformaato.com

ÁREA DO ALUNO: http://www.alunos.plataformaato.com

GESTÃO ESCOLAR - MATRÍCULAS ABERTAS!



PÓS-GRADUAÇÃO 1144H - MATRÍCULA + 15 DE R$ 180,00 - 


ATO INSTITUTO EDUCACIONAL E NOVA GERAÇÃO – ASSESSORIA EDUCACIONAL
CENTRAL -Rua José Otoni, 284 – 10º andar -São Miguel Paulista São Paulo / SP Tel.: 11-2025-8405
POLO POÁ:  Av Brasil, 108, 1ºAndar, Sala 02- Centro – Poá/SP
COMUNICAÇÃO:   TEL. 24463866 -  WHATS. 11977138947 –   EMAIL . secretaria@plataformaato.com

ÁREA DO ALUNO: http://www.alunos.plataformaato.com




Postagem em destaque

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE MATRÍCULAS ABERTAS MATRICULA R$ 200,00 MENSAIS DE R$ 115,00 Av. Brasil, 108, sala 2 ...