quarta-feira, 23 de maio de 2012

CONHECENDO ALGUNS PROBLEMAS DE ESCRITA


Crianças com problemas de escrita podem apresentar Déficits de Percepção Visual- ou seja ela poderá ter dificuldade no reconhecimento e discriminação de formas, letras e números. Esta criança pode como por exemplo, não conseguir discriminar com precisão visualmente a letra b da letra d ou perceber as semelhanças e diferenças visualmente na grafia, como também dificuldades em diferenciar a figura fundo. Deste modo poderá ter dificuldade com a formação de letras precisas e a legibilidade desta escrita , tendo a tal chamada ”letra feia”. Escreverão mas não conseguirão perceber visualmente as unidades gráficas e assim decodificar. Podemos verificar déficits em habilidades percepção visual quando suspeitos, podem verificar com atividades simples de padrões.
 
 
Déficits em Planejamento e Execução Motor. A definição para esta dificuldade é dispraxia"incapacidade de aprender ou realizar movimentos voluntários pode ocorrer também desordem para  a expressão  verbal". aprender movimentos  parece simples, mas  pode não ocorrer, pois o movimento voluntário é aprendido após uma tomada de decisão.  A coordenaçãovisual-motora (olho-mão), a posição espacial, relações espaciais, a constância visual envia os impulsos ao cérebro, mas não integrar as informações , deste modo organizar os movimentos para executá-las: Muitos nao sabem o que fazer para realizar: "Não sabe o que e como fazer". Não há nenhum sinal neurológico clinicamente evidente alunos nesta situação.
Déficits de Coordenação Viso-motora – Atividades viso-motoras são responsáveis pela destreza nas atividades motoras finas que dependem do feedback da informação visual. São por exemplo atividades de encaixar, empilhar, alinhavar, desenhar, pintar, colorir, escrever e recortar. São atividades complexas embora parecem simples. do mesmo modo a escrita manual é habilidade perceptivo-motora que precisa da integração destas atividades para ocorrer as habilidades: cognitivas, motoras e perceptivas. A criança com déficits percepção visual, planejamento e execução motora ou coordenação viso-motora deve ser encaminhado para uma avaliação com um profissional especializado.
 
Déficits na Criação do Estilo de Aprendizagem Próprio. Este aluno tem a mediação do professor como única e possível e porém não correspondem ao seu modo de aprender. A teoria de Piaget no explica:
Quando ocorre a mediação ocorre o desequilíbrio, quando meidado corretamente ocorre a assimilação/acomodação ocorrendo o equilíbrio para novas situações, algumas crianças não conseguem fazer isto sozinhas , pois a mediação que o professor utiliza para auxiliar-lo de modo para que avance não corresponde ao seu estilo de aprender próprio. A construção de conhecimentos sobre a Escrita, nos alunos iniciantes, ocasiona momentos de conflitos, descobertas, invenções de novas palavras, modos próprios de compreensão, que fogem das regras convencionais, necessitando a intervenção adequada do adulto-professor, para que haja autonomia e este assim poder utilizar-se também da mediação do meio em geral e dos colegas da classe mais experiente, para que o aprendizagem da escrita aconteça.

 
Importante
Apesar de o ser humano ter habilidade para aprender pelos sistemas auditivo, visual e cinestésico de maneira combinada, alunos com os Déficits acima citados que utilizam um deles de forma predominante acabam por não utilizar estas habilidades.



Bibliografia


As inteligências múltiplas estão escritas na integra de acordo com apostila: Inteligências Múltiplas elaborada pela Profª Marilú (Universidade Braz Cubas, 2007) segundo as Teorias das Inteligências Múltiplas, Gardner (1985)
A deficiência Visual associada á deficiência múltipla e o atendimento educacional especializado / Org. Mara º de Campos Siaulys, Eliana Maria Ormelezi, Maria Emilia Briant, -- São Paulo: LARAMARA 201
BRASIL. Ensino de nove anos para a inclusão da criança de seis anos de idade - Org. BEAUCHAMP, Jeanete- Brasília: MEC/SEB, 2007.
BRASIL, Indagações sobre Currículo, MEC/SEB, 2008
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Desenvolvimento psicológico e educação/ organizado por César Coll, Álvaro Marchesi e Jesus palácios: trad. Fátima Murad – 2 ed – Porto alegre: Armed, 2004 (Transtornos do desenvolvimento e necessidades educativa especiais;3)
GADOTTI, Moacir (1998): Pedagogia da Práxis, 2.ª ed., São Paulo, Cortez, 1998.
Inclusão escolar: as contribuições da Educação Especial/Anna augusta Sampaio de Oliveira, Sadao Omote e Claudia Regina Mosca Giroto(Organizadores). São Paulo: Cultura acadêmica Editora, Marilia: Fundepe Editora, 2008.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér Inclusão Escolar: pontos e contrapontos/ Maria Teresa Eglér Mantoan, Rosangela Gavioli Prieto; Valéria Amorim Arantes, organizadora – São Paulo: Summus, 2006 –( Pontos e contrapontos)
Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação
MORIN, Edgar. Os Setes Saberes Necessários á Educação do Futuro; tradução de Catarina Eleonora F.da silva e Jeanne Sawaya; 11 ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2006.
PIMENTA, Selma G. Formação de Professores: Identidade e Saberes da Docência. São Paulo: Cortez, 1999.
 O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular / Ministério Público Federal: Fundação Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva (organizadores) / 2ª ed. rev. e atualiz. . Brasília: Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, 2004
ORIENTAÇÕES CURRICULARES Proposição de Expectativas de Aprendizagem - Ciclo I,São Paulo, 2008.
RAIÇA, Darcy Dez questões sobre a educação Inlcusiva da pessoa com deficiência mental /Darcy raiça, Cláudia Prioste, Maria Luiza Gomes Machado – são Paulo: Avercamp, 2007
VASCONCELLOS e VALSINER. Perspectivas construtivistas na educação.
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www.ibge.gov.br - acesso em 24/04/2011




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