Google+ Followers

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Combinando apps com jogos para atividades na Reabilitação


Já sabemos que os jogos têm um potencial imenso como recurso terapêutico, e quanto isso não há mais dúvidas, é fato. Também sabemos que os apps (aplicativos para iPhone, iPad e tablets de forma geral) cada vez mais fazem parte das sessões de Reabilitação mundo à fora, tendo se mostrado um potencial recurso terapêutico para trabalhar com crianças e adultos que necessitam de terapia física, da fala ou ocupacional (ou seja, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional).
Sendo assim, resolvemos despertar os profissionais e familiares para uma excelente oportunidade de estimulação e tratamento: a combinação de aplicativos com jogos para graduar o desafio e torná-lo ideal para certos casos (lembrem-se que isso depende de uma série de fatores – procure um profissional habilitado a tirar suas dúvidas e te ajudar a implementar esses recursos de uma forma eficaz).
Pesquisando sobre essa possibilidade, achamos um vídeo que faz uso dessa proposta do mix, do uso de um aplicativo (iWriteWords) e um jogo de encaixe de letras:
 




Como vocês podem ver no vídeo, a ideia foi usar o aplicativo para coordenação (neste caso, voltado para a escrita) combinado com um jogo de encaixe de letras, onde a pessoa precisava concluir a primeira etapa de deslizar o dedo e formar a letra, em seguida procurar a letra dentre outras do jogo e, por fim encaixar a letra no tabuleiro. Ao analisar essa atividade completa vemos que é necessário uma série de habilidades perceptocognitivas e motoras para concluir cada etapa da atividade com sucesso.

Outra forma de uso desses dois recursos
- Escolha uma letra a ser trabalhada, por exemplo a “R”. Garanta que você terá duas letras de cada letra. Em seguida, peça para a pessoa entregar a você UMA das peças do jogo (madeira ou plástico) que estiverem sobre a mesa. Depois abra o aplicativo na letra, peça que ele contorne a letra no tablet, vire o tablet para que ele não veja mais a letra, e por fim, peça que ele pegue a segunda letra do jogo entre as outras que ainda estão sobre a mesa. 
- Escolhem-se quatro letras que façam parte de uma palavra, por exemplo, “P-A-T-O”. Em seguida, deve-se achar as peças da palavra e, por fim, contornar no aplicativo cada uma das letras.
- Um pouco mais complexo é: escolher uma palavra de quatro letras, buscar as consoantes entre as peças e separá-las e depois contornar as vogais no aplicativo.
E vocês, pensam em outras possibilidades???

Resolvemos mostrar essa combinação de app + jogo porque o tipo do aplicativo é comum, existem vários apps com esse objetivo de coordenar letras e também é bastante comum achar quebra-cabeças de letras, ou pelos menos ter a letras de madeira ou de plástico. Ou seja, vamos usar os materiais que já temos, mas de uma forma criativa.

Postagem em destaque

CURSO: ESTÍMULO NA SALA DE AULA

Curso de extensão universitária. 100 horas 3 x de 135 reais Tema: O estímulo na sala de aula Ligue: 11 999659448 FONTE:  http://ww...