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segunda-feira, 16 de novembro de 2015

EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA



A Educação Física em tempos passados não atendia as necessidades dos alunos com baixo rendimento físico e também não cooperava para paradigmas da inclusão se mantendo por tempos excludente


As práticas das aulas da educação física preocupava em atender o alto rendimento atender as suas manifestações, assim não se adequava às diferentes maneiras dos alunos e suas capacidades.

Com a proposta da educação inclusiva vislumbramos novas possibilidades, para tornar-se inclusiva e atender as diferenças de nossos alunos.

O Projeto irá envolver os alunos do qual irá ousar na busca de novas estratégias, com parceiras eliminando barreiras que impedem a participação dos alunos com deficiências.

Com os Esportes Alternativos, sendo Badminton Skate, Slackline, Stand up paddle acreditamos poder revolucionar e criar maneira de incentivo aos alunos de buscar o desenvolvimento nos esportes.

O projeto visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social, principalmente no trato dos alunos com deficiências e de vulnerabilidade social.

Visto que Esporte é um campo aberto para a exploração de novos sentidos/significados, abrindo portas para o campo pedagógico ou seja, permite que ação como esta diminua a desmotivação dos alunos nas diferentes situações. Além de ampliar o campo experimental do indivíduo, cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social.

Pensamos em Esportes Alternativos. Devido a emoção e o prazer de se exercitar praticando esportes ainda "desconhecidos" pela grande massa faz com que o aluno alcance diferentes maneiras de aprender um movimento e de se integrar ao meio social.

Ensinar a prática de esportes alternativos é preparar o aluno para executar determinadas habilidades por meio da descoberta do prazer de se exercitar. Tudo isso envolvendo segurança, bons profissionais e educadores sempre por perto.

Através destas aulas é possível adequar as disciplinas dadas em sala de aula, mostrando e fazendo com que a criança se desenvolva melhor.



Público-alvo do Projeto CEU Lajeado de Portas Abertas aos Esportes Alternativos

Alunos do 3º ano, 6º Ano A e 9º Anos.



6. MODALIDADES

  • Badminton

O badminton é um esporte curioso para nós brasileiros, pelo fato de não fazer parte do nosso cotidiano e cultura. Afinal, você já ouviu falar no badminton? O que você conhece desse esporte?Em poucas palavras, badminton é um esporte jogado individualmente ou em duplas, em uma quadra dividida por uma rede no meio. Muito parecido com o tênis, é jogado com raquetes e, ao invés da bolinha amarela, o objetivo a ser rebatido é uma peteca.

Fonte: http://www.brasilescola.com/educacaofisica/badminton.htm

  • Skate

A origem do Skate ocorreu no fim da década de 1950 quando o skate era praticado depois do surf na região de Malibu, era uma pranchinha com rodas e todas as manobras eram inspiradas nas manobras de surf da época. 1963 o skate caiu no gosto dos adolescentes como um esporte alternativo. Os principais fabricantes montaram suas próprias equipes conforme as competições começaram a surgir. Por um breve momento o Skate ganhava popularidade nos EUA, mas em 1965 a moda tinha passado e o skate já era. No começo dos anos 70 o skate era um brinquedo velho e só quem realmente gostava é que andava de skate. Naquela época era quase impossível encontrar um skate então era preciso construir um. Como alternativa pegavam um patins velho, separavam os eixos com rodas de argila e prendiam em um pedaço de madeira forte, serrada no formato de uma prancha.

Fonte: http://www.theplaces.com.br/skate/historia/#sthash.yasAKGex.dpuf

      • Slackline


É um esporte que é novidade no Brasil e tem como objetivo se equilibrar em cima de uma corda de 60 a 100 cm do chão. É um esporte que exige força, equilíbrio e concentração. Você pode usar esse esporte como um aquecimento antes de praticar outra modalidade. Pode ser praticado também como treino principal e conforme for praticando, poderá até arriscar umas manobras.

Fonte: http://www.mulherbeleza.com.br/corpo/esportes-alternativos-manter-forma/

      • Stand up paddle


Esse é um esporte que mistura remo e surf e tem sido bastante praticado pelas mulheres. É preciso ter equilíbrio e força para pratica-lo. É um esporte de modalidade aeróbica e queima muita caloria, tonificando músculos das pernas, braços e abdômen.



Fonte: http://www.mulherbeleza.com.br/corpo/esportes-alternativos-manter-forma/





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