sábado, 9 de dezembro de 2017

MODELO: PLANO DE TRABALHO PARA ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

PLANO DE TRABALHO
Dados do educando (a)
Nome: E. N. A.
D.N. XX/XX/XX
Unidade Educacional: XXXXXXXXX
Ano/ciclo: 3º ano A
PROFESSORA: C.R.M

Deficiente Físico; com os membros superiores e inferiores acometidos, cognitivo preservado, não oraliza, balbucia e responde com a cabeça sim e não; compreende comandas; busca as informações; dependente nas atividades da vida diária; necessita que as ações sejam realizadas com o movimento co-ativo (ação da mão da professora sobre a mão do aluno); diverte-se com as atividades, gosta de estar em grupo, realiza escolhas.


Organização  da aula

O educando será atendido por meio de atividades colaborativas e com aluno tutor, participando integralmente da aula de acordo com suas limitações, sendo: leitura, organização do alfabeto, letra do nome, uso da apostila que terá como objetivo ampliação da comunicação e aumento de reportório linguístico.

                        

Objetivos do para o aluno 
- Propiciar condições de acesso ao currículo por meio da promoção da acessibilidade aos materiais didáticos, aos espaços e equipamentos aos sistemas de comunicação e informação e ao conjunto das atividades escolares;
- Identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação do educando.
 - Realizar parceria com os professores de Inglês, Educação Física, Arte e do APE, cuidadora, coordenadores e os gestores para o estabelecimento da rotina do aluno e uso de pranchas temáticas para ampliação da comunicação.
- Desenvolver atividades para a autonomia e independência na escola e na vida social;
- Potencializar a integração sensorial e favorecer a alfabetização com enriquecimento nas linguagens e Comunicação Alternativa, Sistema de Calendário.

Desenvolvimento das ações

- Estabelecer Rotina com foto organizadas referente a atividade do aluno a ser realizada, como por exemplo: leitura, atividade na mesa, lanche, irá embora para casa, etc.)

- Estimular a comunicação oral com apoio em pranchas temáticas.
- Utilizar de recursos visuais e miniaturas para a compreensão do educando.
- Utilizar o movimento co-ativo para realização das tarefas devido mobilidades



Recursos de Acessibilidade /Materiais para eliminação de barreiras

Letra maiúscula na lousa, prancha para o alfabeto móvel, letras móveis, modelos e consultas, Prancha temática, miniaturas, fotos, figuras e desenhos, utilizar e flexibilizar os espaços de aprendizagem.
As ações serão desenvolvidas com o apoio do recursos e materiais pedagógicos, lúdicos para associação das ideias e conceitos, objetivando o acesso, permanência e a plena participação em todos os tempos e espaços escolares.

Mobilização dos Recursos Humanos da UE

Atendimento Pedagógico Especializado 2 vezes por semana, professora R.P., cuidadora A. e parcerias entre os profissionais da Unidade Escolar como um todo.

               
Avaliação 

A avaliação é contínua e permanente frente os objetivos, necessidades e potencialidades, com o registro por meio de portfólio com fotos e relatórios dos avanços ou não na documentação própria da sala regular, como registro das ações, plano de trabalho, ações desenvolvidas, etc. referentes ao processo de aprendizagem e desenvolvimento do educando.
           

Equipe Escolar:
________________________                     ____________________________
Professora C.R                                            Dr.   XXXXXXX

Ciência dos Responsáveis pelo educando:     


___________________________                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE MATRÍCULAS ABERTAS MATRICULA R$ 200,00 MENSAIS DE R$ 115,00 Av. Brasil, 108, sala 2 ...