A organização do espaço escolar e principalmente a sala de aula e um facilitador PARA TODOS OS
ALUNOS, principalmente para aos alunos inclusos. Para melhorar e proporcionar uma aula
dialogada, fazendo que o aluno incluso se aproxime mais do professor e dos outros e alunos entre alunos, na
visualização do adulto e dos colegas, para maior dependência para
realizar as atividades. É necessário que esse espaço seja intencionalmente organizado. Como por exemplo as carteiras
em forma de U, meio círculo, bancadas de 6 ou 8 lugares, duplas etc... são alguns exemplos.
A disposição dos móveis e objetos nas salas de
aula também dá continuidade a construção do pensamento.O professor
pode também utilizar outros ambientes como facilitador não só para os alunos
inclusos, para os demais. O espaço
de convívio escolar é fundamental, adequando-o às atividades específicas sendo
acolhedor e desafiador. Pense no aluno que
usa a cadeira de rodas, muleta, com dificuldades de mobilidade, cegos, pense em
você! Além da disposição
das carteiras a criança necessita de um espaço povoado de objetos que lhe
proporcione a imaginação, criação, construção, interação, expressão de emoções,
elaboração de conceitos e brincadeira.
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