segunda-feira, 14 de outubro de 2019

SURDOCEGUEIRA - PASSAPORTE DE COMUNICAÇÃO



As crianças com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial com a mediação do professor ou do instrutor mediador  podem se comunicar mais ativamente quando eles organizam estratégias para favorecer a comunicação e interação entre eles e as outras pessoas, esta é a função do passaporte da comunicação de promover a comunicação mais ativa e efetiva das pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial. 

Para saber mais:

terça-feira, 8 de outubro de 2019

RECURSO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS: LOUSINHA MÁGICA


Objetivo:
Coordenação motora fina, autorregulação  da  atenção,  motivação  e  segurança para  novas  aprendizagens.


Metodologia: 
Utilizou-se da metodologia ativa, aplicada com estratégias metacognitivas, que trata da capacidade da criança refletir sobre si, durante a situação da aprendizagem, assim desenvolver a habilidade de resolver  problemas. Ainda incluiu estratégias de aprendizagem para a capacidade de automonitoramento.



Avaliação:
A  avaliação atentou na observação da criança, sobre o controle que detém em seu processo de aprendizagem. Do qual a criança  sente-se que o conteúdo está de acordo com suas limitações, resultando em melhor qualidade da aprendizagem, assim como por exemplo escrevendo na” lousinha mágica” sua produção escrita apresenta-se com maior qualidade, sendo significativa aprendizagem e o uso do recurso.   



quinta-feira, 3 de outubro de 2019

PISTAS VISUAIS PARA ESTUDANTES COM TEA (Transtorno do Espectro do Autismo)


Em nosso trabalho no AEE e em nossas atividades colaborativas em sala regular e muitos estudos como  dos autores (Finkel e Williams, 2001; Krantz e McClannahan, 1998; Shabani, Katz, Wilder e Beauchamp, 2002) comprovam que quanto mais concreta (com mais características físicas), estruturada e específica for o tipo de dica, melhor e mais rápido é o aprendizado de habilidades verbais, motoras e sociais de crianças diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), se comparado com as dicas auditivas. 


Por isso, o uso de pistas visuais tem sido muito utilizado na intervenção comportamental com esta população e tem resultado em ganhos importantes. Neste artigo vou apresentar alguns dos usos mais comuns e mais eficazes das pistas visuais.

Para saber mais:

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

MODELOS DE PLACAS PARA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA








PLANO DE AULA PARA SALA DE RECURSOS: ATIVAÇÃO DA METACOGNIÇÃO



 Atividade: MOSAICO DO NOME 

  • Leitura em voz alta pelo professor - Gênero :  Crônica - Livro/Título:  Para gostar de ler – A fuga, Chatear e encher,   Elefantes artistas - Autores: Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Moacir Sclair;
  • Oralidade;
  • Trabalho com a identidade;
  •  Trabalho com o nome;
  • Técnica do mosaico;
  • Coordenação motora fina.

Tempo: 16 aulas

Público alvo: estudantes público do atendimento educacional especializado 



Objetivo: 
  • Auto reconhecimento;
  • Construção da identidade;
  • Melhora da estima;
  • Tomada de decisão (autonomia);
  • Tratamento das atenções (atenção concentrada), (atenção dividida) e (atenção alternada); 
  • Concentração e percepção;
  • Coordenação motora fina.




1ª Etapa: levantar o conhecimento prévio dos alunos em relação a Crônica Chatear e Encher
2ª Etapa: Levantamento sobre a auto imagem
3º Etapa: Leitura em voz alta pelo professor  do texto nos livros;
4ª Etapa: Desenho da auto imagem;
5º Etapa: Escrita de lista como eu sou;
6ª Etapa: Escrita do nome em papel A3;
7ª Etapa: Colorir o nome escrito com letras grandes no papel A3;
8ª Etapa: Recortar o nome confeccionado no papel A3  e montar um mosaico



Estratégia: Roda de conversa e roda de leitura adequando as necessidades dos estudante, aplicação da técnica do moisaico.

Adequações: serão realizadas de acordo aos desenvolvimentos e entendimento dos estudantes de acordo com sua barreiras e impedimentos, com dramatizações e brincadeiras lúdicas, uso de miniaturas, pranchas temática, miniaturas e objetos para a compreensão e entendimento do estudante.

Recursos; Livros, brinquedos (telefone),  papel A3 e color set, giz de cera,  revista, pranchas temáticas, miniaturas,  espelho, objetos.

Avaliação: Participação e interação com professor e com grupo e  envolvimento com atividade.

Reflexões sobre a aula:

Considerando que o AEE complementa e/ou suplementa a formação do estudante com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela. Busco trabalhar a plasticidade cerebral com estratégias metacognitivas, para isso usamos a crônica para ser o disparador da nossa ação didática.

Assim a crônica tem características bem distintas dos textos que os estudantes  com deficiências conhecem,  pois devido a baixa capacidade cognitiva, muitos são privados de refletir sobre o que é lido a eles, sempre recebem  textos com linguagem simples com começo, meio e fim, com  imagens que  predominam sobre o texto, na maioria das vezes  personagens humanas, bichos,  objetos,etc. são os contos de fadas, fábulas entre outros. 

A crônica traz a sátira, a ironia, a indignação etc. Ressaltando sempre ações das pessoas, assim oportuniza nosso trabalho da sala de recursos em ativar a metacognição e a meta representação, como por exemplo auxiliar os aluno a  pode entender a “cara feia” do adulto quando realizam algo errado ou não cumprem uma regra.

Busco os livros e textos para ser o disparador do meu objetivo com as turmas , para o público de estudantes com deficiências, para atender a demanda da sala (deficiência intelectual, autismo e deficientes múltiplos  foi preciso que antes de ler os textos fizéssemos brincadeiras e dramatizações, pois os alunos não conseguem ler as “entre linhas”.

Em sequência na roda de conversa estimulei os alunos perceberem quando são “chatos” ou “legais”, bons ou não, alguns não se percebem e também não conseguem decidir sua opinião em relação a uma determinada pessoa, pois apresentam dificuldades de externalizar o que sentem e pensam.

Em meio a atividade  apoiado nos recursos utilizados  (pranchas temáticas, fotos com caretas, etc), realizaram a escrita da lista do que eles perceberam sobre eles,  montaram um moisaico com o nome próprio e por fim construímos uma única lista com o que perceberam no trabalho do auto reconhecimento.  O trabalho foi maravilhoso os alunos gostaram e questionaram e iniciaram a decidir “Eu sou bom (a), eu sou bonito (a) , Gosto disso ou daquilo” etc.

Para finalizar: com os MOISAICOS com o nome e a lista de do que perceberam sobre si, realizamos um painel, ficou lindo! Mas faltou a foto!


Para saber sobre nossa aula:


BRINQUEDOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DO BRAILLE


Braille é um sistema de escrita tátil usado por pessoas cegas ou com baixa visão, é escrito em papel em relevo.


Os usuários do sistema Braille podem ler em telas de computadores e em outros suportes eletrônicos graças a um mostrador em braile atualizáveis.

O jogo é composto por  cartelas com as letras do Alfabeto Braille, por meio da leitura verifica-se as letras cantadas, usado para o auxílio da escrita e processo de alfabetização do estudante com deficiência visual.


quinta-feira, 26 de setembro de 2019

PROJETO VÍDEO


 Objetivos Gerais 
  •  Empregar os vídeos como ferramenta didática e aprofundamento dos conteúdos.
  •  Valer-se do vídeo no desenvolvimento da transposição didática em transformar o conhecimento cientifico em conhecimento ensinável.

Objetivos específicos:
  •   Impulsionar a produção de vídeos como meio de aprendizagem e complemento de conteúdos.
  •  Usar os vídeos como uma nova forma interação com os conteúdos aos alunos.
  •  Despertar a curiosidade nos alunos, em relação interdisciplinaridade trabalhados em sala de aula.
  •  Colaborar com a visualização de conteúdos abstratos, tornando-os concretos, podendo ser visualizados de uma forma real, transversalmente pelo vídeo.

Metodologia
  • Uso da metodologia ativa e aula invertida onde o aluno escolhe o filme a ser reproduzido, como também da necessidade de se inserir as mídias digitais para uma aula mais atraente. A aplicação das tecnologias torna-se prioridades para a melhoria do conhecimento e ampliação cultural de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem e podem ser aplicadas em diversas áreas do conhecimento

Cronograma
  • O Projeto foi durante todo o ano letivo de 2017.

Avaliação
  •  A avaliação foi constante, observando  a compreensão dos alunos em relação aos conteúdos abordados nos vídeos, a interdisciplinaridade  aplicada aos instrumentos de avaliativos na série, interação dos alunos. Transformação dos alunos de passivos para ativos, expondo seu ponto de vista sobre os temas dos vídeos trabalhados.

Produto final
  •  Produção do vídeo com a escolha do filme escolhido por cada criança e as ações desenvolvidas ao longo do ano.


COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA


A expressão Comunicação Alternativa e Ampliada (C.A.A.), de acordo Glennem (1997), é demarcado  por outros modos de comunicação além da expressão oral.  



A Comunicação Alternativa faz o uso de gestos, língua de sinais, expressões faciais, o uso de pranchas de alfabeto, símbolos pictográfico e até  uso de sistemas sofisticados de computador com voz.



Nossa estudante usa símbolos pictográficos em todos os espaços escolares. O uso da pranchas com os símbolos  garante a participação e o sucesso de todos e faz  que a inclusão ocorra.



terça-feira, 9 de abril de 2019

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE


PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE


MATRÍCULAS ABERTAS

MATRICULA R$ 200,00

MENSAIS DE R$ 115,00
Av. Brasil, 108, sala 2 Centro de Poá
Tel 11 24463866


O DESENHO DA CRIANÇA


A criança se expressa  muito cedo, por meio de balbucios,  sorrisos e choro, no que dizemos expressas-se vocalmente, mas por meio do registro geralmente se expressa na forma de garatuja, por volta dos dezoito meses de idade.

Esse primeiro rabisco é um importante passo no seu desenvolvimento, pois é o início da expressão que a conduzirá não só ao desenho e à pintura, mas também à palavra escrita. A palavra "garatuja" tem  conotações negativa para os adultos. 

Muitos acham  uma perda de tempo ou não dão o devido valor, na realidade, a garatuja é exatamente o oposto de tudo isso, pois o modo como se recebam esses primeiros rabiscos e a atenção que se lhes preste podem ser a causa de a criança pequena desenvolver atitudes que permanecerão nela, quando iniciar sua escolaridade formal.

Necessário dar a devida atenção, valorizar  e oportunizar esse momentos para que desenvolvam, três grandes etapas classificam a garatuja: as desordenadas, controladas e com atribuição de nomes.
Vejamos as etapas da garatuja:


GARATUJA DESORDENADA

GARATUJA CONTROLADA




GARATUJA COM ATRIBUIÇÃO DE  NOME

Ex: "Mamãe vai as compras"

SÍMBOLOS REPRESENTATIVOS


"Um homem"


Nesta fase de evolução, a criança está em contínua busca de novos conceitos, e símbolos representativos (homem, árvores, casas, etc) que mudam constantemente.

Para saber mais e aprofundar no assunto: https://www.arteeeducacao.net/garatujas.pdf


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

ATIVIDADE PARA DESENVOLVER O SIMBOLISMO


O símbolo implica a representação de um objeto ausente,  não só o objeto, mas como também de sensações vividas nas interações, assim o  jogo de faz de conta ocorre pela imaginação, (representação fictícia do que se viveu, do que se viu, ouviu ou sentiu). Como por exemplo  a criança que ao ver  uma caixa  de sapato desliza-a imaginando ser um automóvel, do qual a representa simbolicamente.


Para isso iremos utilizar alguns frascos de shampoo,  do qual no caso dos alunos com deficiências, ao  verem os frascos de shampoo, não conseguem imaginar um boneco, um herói, um monstro, etc,  não conseguem reviver situações que lhe causam excitação, alegria, medo, tristeza, raiva e ansiedade. Elas não conseguem por no objeto ou  brinquedo,  suas expressões e trabalhar suas emoções muitas vezes difíceis de suportar. 


Assim  a partir da ações nas brincadeiras, como esta, ela irá explorar as diferentes representações que tem destas situações difíceis, podendo melhor compreendê-las ou reorganizá-las. Nesta atividade iremos utilizar inicialmente  o boneco construído e o frasco normal posteriormente e ou juntamente, para apoiar o desenvolvimento do simbolismo nesta criança, para evoluir do jogo espontâneo para o jogo simbólico.




RECURSOS DIDÁTICOS PARA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL


Os  recursos didáticos utilizados nas salas de aula se deve ao fato da ludicidade, da motivação para aprender e ser   atrativo para os educandos lidar com os conteúdos de forma inovadora.



Este recurso didático visa ensinar o conteúdo da cores 



De modo lúdico o aprendente irá associar as cores dos objetos, realizando encaixe da cor correspondente.



Além do conteúdo das cores, o aluno estará desenvolvendo habilidades bimanuais, destreza para a preensão do lápis e desenvolvimento da coordenação motora fina.



O envolvimento  dos aprendentes com as atividades e com todos da sala de aula, gera a aprendizagem colaborativa, em um ambiente de troca  das informações,  ponto extremamente  importante dos recursos didático-pedagógicos, assim ocorre a aprendizagem plena dos envolvidos,  a curiosidade, a capacidade de observar, de resolver problemas e a motivação para aprender mais. 



ATIVIDADE PARA ESTUDANTES COM AUTISMO - MOVIMENTO DE PINÇA


Esta atividade ajudará no desenvolvimento do movimento de pinça e no desenvolvimento dos músculos das mãos.



A criança irá desenvolver a destreza para atividades mais complexas, como amarrar o cadarço, fazer laços e nós.


Para alunos com  Autismo e outras deficiências,  uma das maiores dificuldades está no desenvolvimento pinçar, do qual no momento de aprender a escrever, se torna muito difícil, segurar o lápis corretamente e realizar os movimentos necessários como a pressão sobre o papel e manobras com as mãos, do qual a criança nesta condição irá demorar muito mais tempo para desenvolvê-la.


Como fazer:

MATERIAIS 
  • 1 CD
  • Retalhos de EVA
  • 1 Lápis



A criança poderá ajudar na confecção,  pintar os círculos que irão decorar com tinta  ou giz de cera.


PARA SABER MAIS

Postagem em destaque

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE MATRÍCULAS ABERTAS MATRICULA R$ 200,00 MENSAIS DE R$ 115,00 Av. Brasil, 108, sala 2 ...