- NÃO USAR AS INFORMAÇÕES DA SONDAGEM NO PLANEJAMENTO. OS DADOS DO DIAGNÓSTICO DEVEM ORIENTAR AS ATIVIDADES, OS AGRUPAMENTOS E AS INTERVENÇÕES.
NÃO PLANEJAR ATIVIDADES DIFERENTES PARA ALUNOS ALFABÉTICOS E NÃO ALFABÉTICOS. OS QUE JÁ DOMINAM O SISTEMA DE ESCRITA PRECISAM CONTINUAR APRENDENDO NOVOS CONTEÚDOS, COMO ORTOGRAFIA E PONTUAÇÃO. - DEIXAR O ALUNO ESCREVER SEM INTERVIR NEM FORNECER INFORMAÇÕES. A CRIANÇA SÓ AVANÇA AO RECEBER AJUDAS DESSE TIPO DO PROFESSOR. PEDIR QUE OS ALUNOS COPIEM TEXTOS. ESSE EXERCÍCIO MECÂNICO PODE, NO MÁXIMO, AJUDAR A MEMORIZAR.NÃO DESAFIAR OS ALUNOS A LER. PROCURAR NOMES EM LISTAS, POR EXEMPLO, É ESSENCIAL PARA ENTENDER A LÓGICA DO SISTEMA DE ESCRITA.
- LER PARA A TURMA SEM DESTACAR AS CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM. DEPOIS DE UMA PRIMEIRA LEITURA COMPLETA, É FUNDAMENTAL MOSTRAR AS EXPRESSÕES QUE AJUDAM A CONSTRUIR A FORMA E O SIGNIFICADO DOS TEXTOS.EXPLORAR APENAS AS CARACTERÍSTICAS DE CADA GÊNERO SEM PRODUZI-LO. CONHECER A ESTRUTURA NÃO GARANTE AS CONDIÇÕES PARA A PRODUÇÃO. APRENDE-SE A LER LENDO E A ESCREVER ESCREVENDO.
- FOCAR O TRABALHO EXCESSIVAMENTE NO PRODUTO FINAL. OS ALUNOS APRENDEM MUITO MAIS COM TODO O PROCESSO DO QUE COM A CHAMADA CULMINÂNCIA. NÃO APROVEITAR OS PROJETOS PARA REFLETIR SOBRE O SISTEMA ALFABÉTICO. OS ALUNOS DEVEM REALIZAR REGISTROS E TER ATIVIDADES DE LEITURA EM DIVERSAS ETAPAS, ARTICULANDO O SISTEMA DE ESCRITA COM AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM.
- NÃO PROPOR ATIVIDADES COM FOCO NO SISTEMA DE ESCRITA. É FUNDAMENTAL INCLUIR ATIVIDADES PERMANENTES QUE LEVEM A PENSAR SOBRE AS RELAÇÕES GRAFOFÔNICAS. INSISTIR NA LEITURA DE UM ÚNICO GÊNERO TEXTUAL. AS CRIANÇAS PRECISAM TER CONTATO E FAMILIARIDADE COM UMA VARIEDADE GRANDE DE TEXTOS PARA QUE CONSIGAM SE COMUNICAR POR ESCRITO EM DIFERENTES SITUAÇÕES.
BIBLIOGRAFIA
CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO INICIAL, ANA TEBEROSKY E MARTA SOLER GALLART, 176 PÁGS., ED. ARTMED.
CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO INICIAL, ANA TEBEROSKY E MARTA SOLER GALLART, 176 PÁGS., ED. ARTMED.
PARA SABER MAIS:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/alfabetizacao-6-praticas-essenciais-letramento-618025.shtml?page=all
Nenhum comentário:
Postar um comentário