Atualmente há uma
preocupação social nas múltiplas relações do homem e nas suas ações sobre o
meio, deste modo nossa escola EMEB Mario Romero sob a direção da Prof Sandra Fuga (2016), oportuniza ações para potencializar as múltiplas relações e as múltiplas inteligências.
ATIVIDADE PROPOSTA
Os alunos foram convidados a cultivar uma planta, no caso trouxeram vasinhos do qual foi oportunizado que manipulassem a terra e plantassem suas sementes, do qual levarão para casa e irão cultivar. Os alunos do 3ºB irão registrar o desenvolvimento da semente e comparar os resultados e finalizaremos com reflexão em relação com cuidado.
Atividade planejada juntamente com o grupo de professores e coordenação pedagógica tem como propósito colocar a criança ao saber crítico de lidar com a natureza e a necessidade de cuidar. Como também desenvolver a inteligência naturalista. Uma necessidade emergente e de ação transdisciplinar. Cada sala organizou o trabalho de acordo com as necessidades do grupo.
Inteligência Naturalista – Essa inteligência, proposta após a divulgação das ideias de Gardner, está associada àqueles que têm grande facilidade em transitar pela natureza.
A atividade vem contribuir com reflexões
sobre o esgotamento ecológico, causado por falta de consciência critica que pode
culminar uma realidade dramática. Com o tema podemos discutir com os alunos a situação do planeta e a necessidade de se posicionar em favor ao futuro ecológico
Este trabalho gera a inteligência naturalista se
apresenta hoje, como um desafio à análise de Edgar Morin (2006), justamente
porque está diretamente associada aos fatores dos saberes necessários aos
educadores do futuro
Nossa escola busca o desafio é olhar
para o aluno em sua complexidade e fazer indagações que desequilibre suas hipóteses
e sem dar-lhes reposta.
MORIN,
Edgar. Educação e Complexidade: os
sete saberes e outros ensaios/ Edgar Morin; Maria da Conceição de Almeida, Edgard
de Assis Carvalho, ( Org) – 4 ed. – São Paulo: Cortez: 2007.
MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários á educação do futuro; tradução de
Catarina Eleonora F.da silva e Jeanne Sawaya; 11 ed. – São Paulo: Cortez;
Brasília, DF: UNESCO, 2006
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