A formação das identidades depende dos processos de socialização e de ensino e aprendizagem que ocorrem de acordo com as características físicas, cognitivas, afetivas, sexuais, culturais e étnicas dos envolvidos nos processos educativos.
O desenvolvimento da identidade do ser humano, como nos ensina Habermas (1983), pode ser analisado como um processo de aprendizagem:
a) Lingüística: para a comunicação;
b) Cognitiva: para a busca dos conhecimentos necessários para a vida em sociedade;
c) Interativa: para a ação e a interação com o outro.
De uma perspectiva geral, todos os processos educativos devem levar ao desenvolvimento desses três conjuntos de competências.
A educação é o resultado de relações sociais que podem capacitar aqueles que participam do processo educativo para:
a) a sobrevivência nas sociedades contemporâneas;
b) a busca da superação da ordem social existente;
Deste modo a pessoa com dupla deficiência necessita do outro para esta construção que está descrita no currículo ecológico funcional.
Uma abordagem ecológica é o mesmo que falar de educação que ocorre em ambientes naturais ou seja no contexto da vida cotidiana.
É essencial trabalhar no sentido de competências e do potencial das crianças sem pensar na deficiência ou nas habilidades que as crianças podem não alcançar. Trabalhar para garantir que essas habilidades funcionais permitam que as crianças entendam seu redor e criem suas identidades para atuar e participar em todos os ambientes de sua diária visando a mais independência e autonomia no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário