Sendo a sala de aula o local das interações é necessário que este ambiente seja acolhedor e que motive a troca entre os alunos e professores. O ambiente deve ser organizado de acordo com a situação específica, várias maneiras diferentes para atender as necessidades de forma bem pontual.
Segundi o pensamento de VIGOTSKY:
A interação face a face entre indivíduos particulares desempenha um papel fundamental na construção do ser humano: é através da relação,
interpessoal concreta com outros homens que o indivíduo vai chegar a
interiorizar as formas culturalmente estabelecidas de funcionamento
psicológico.
sendo assim a vida social ocorre de maneira dinâmica, onde cada sujeito participa ativamente de seu meio estabelecendo uma relação entre o mundo cultural e o mundo interno de cada um.
Então a maneira como é organizado o espaço em sala de aula reflete diretamente em como se dá essa interação e o trabalho do desenvolvimento da aprendizagem e do fazer docente como um todo.
É importante que a organização priorize aspectos indispensáveis para a construção da aprendizagem, tais como vivência da prática do diálogo entre os indivíduos envolvidos neste processo.
Por exemplo, num momento de debate entre toda a turma, é interessante que as carteiras estejam dispostas em círculos para que todos possam olhar uns para os outros e terem a sua vez de expor seus pontos de vista.
Nesta atividade, o agrupamento preocupou com compreensão da ideia, favorecido pelo amigo mais experiente, sendo possível reconhecer e valorizar o processo de cada um além do próprio desempenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário