O material didático é um recurso facilitador da aprendizagem, uma vez que o educando utiliza vários canais de entrada para sua aprendizagem, como por exemplo visão, audição, tato. As mensagens que o estudante recebe por meio dos canais sensoriais não podem somente serem verbais; devem ter sons, cores, formas, sensações.
Nesta atividade a professora utilizou música, vídeo e um recuso didático, apoio de consulta, para estabelecer autonomia, uma vez que estes alunos ainda estão no processo de aprofundamento do Sistema de Escrita Alfabético. Esses material trata de um banco de palavras que exigem estratégia de leitura, contribuindo para o desenvolvimento de operações de análise e síntese, a partir do apoio visual das imagens presentes na cruzadinha.
Uma aula planejada, preparada com recursos didáticos adequados, é uma organização funcional e harmônica, onde atendeu todos os educandos nos diversos processos de aprendizagem que a turma se encontra, cada um em sua peculiaridade.
Ampliando o campo de experiências dos educandos, ao fazê-lo defrontar com o recurso didático se sentem seguros e aptos a tarefa.
O simples recurso é um grande aliado a favorecer a assimilação do conhecimento, de maneira lúdica, prazerosa; auxilia, ainda, na leitura e na interpretação de textos, enriquece o vocabulário, estimula a criatividade e o raciocínio lógico. Além disso, durante a realização da atividade, o apoio favorece a concentração e acalma, mantendo o equilíbrio e a o foco de atenção.
Pode a escolha do recursos deve recair sobre o que realmente auxiliem a compreensão dada tarefa que se propõe, sendo adequados a necessidade dos educandos.
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