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segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

IDENTIFICANDO NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS Nº 1

A educação é um direito de todos e PARA TODOS;  a escola deve se adequar às necessidades educacionais de seus alunos. Pessoas com  Necessidades Educativas Especiais. porém  não  somente, os com deficiências, mas a todoscada um com sua  peculiaridade . Veja o  que trata neste trecho da Resolução:

RESOLUÇÃO CNE/CEB No. 02/2001 Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica

Art. 2º Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educando com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos.

Art. 5º Consideram-se educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o
processo educacional, apresentarem:
I - dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que
dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, compreendidas em dois grupos:
a) aquelas não vinculadas a uma causa orgânica específica;
b) aquelas relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências;
II – dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a
utilização de linguagens e códigos aplicáveis;
III - altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar
rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.

Entre no site e saiba mais:

Fonte: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf

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