quinta-feira, 26 de junho de 2014

JARDIM DE GIRASSOL - Parte I - Relato de Prática



O relato Jardim de Girassol e para exemplificar Atividade Independente e ou Ocasional. A professora apresentou para a turma, alunos de um 5º Ano os Símbolos da Páscoa, uma turma questionadora e após discussões e reflexões sobre o tema  indagaram o Símbolo -  Girassol, O Girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas e de tamanho grande e tem esse nome porque e voltada para o Sol.  E assim  tem por significado na Páscoa a busca da luz que é Cristo Jesus e assim como o Girassol segue o sol,   o Astro Rei, os Cristãos buscam a Cristo o Caminho,  a verdade e a vida. O Girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas e de tamanho grande e tem esse nome porque e voltada para o Sol.  Como a nossa sala as janela dão para Jardim da Unidade que tem apenas uma árvore os alunos sugeriram que plantássemos para conferirmos se o Girassol segue mesmo o Sol. Como não podemos descartar o caráter investigativos dos alunos  sendo que este propósito é  um dos objetivos da escola, como também formar cidadãos com Inteligência Naturalista.
Gardner afirmou se refere à habilidade humana de reconhecer objetos na natureza.


A professora aceitou o desafio e elaborou uma sequência de Atividades Independentes divididas em  Etapas distribuídas na Rotina de Trabalho Pedagógico Ocasionalmente após ser vencida cada Etapa, sendo:


Maio/2014 - 1ª Etapa - Pedido de autorização a Gestão Escolar para modificar o Jardim, seguido da solicitação de terra orgânica. 

Maio/204  - 2ª Etapa -  Resposta positiva da Gestão  e Pesquisar com os alunos na Informática o modelos de Jardins;

Junho/2014 - 3ª Etapa - Chegada da terra orgânica  e Pesquisa sobre o Girassol - Ficha Técnica para elaborar placa de identificação do Jardim;

Junho/2014 - 4ª Etapa - Arrecadar garrafas Pets que irão compor  os canteiros do Jardim;

Junho/2014  - 5ª Etapa - Decorar as garrafas Pets e formar os canteiros;















Julho/2024 -  6ª Etapa  - Registro da Pesquisa - Ficha Técnica e semear as sementes;

Julho/204 à Setembro/2014 - Acompanhar o desenvolvimento da planta;
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE MATRÍCULAS ABERTAS MATRICULA R$ 200,00 MENSAIS DE R$ 115,00 Av. Brasil, 108, sala 2 ...