terça-feira, 24 de junho de 2014

SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL



ATIVIDADE



1.Exploração da linguagem oral em situações comunicativas (Conversas proporcionadas, dialogo, ETC.);
2.Exploração da linguagem escrita (Próprio nome, nome dos familiares, cartões para comunicação ex. desenho e palavra para indicar o uso do banheiro, etc.);
3.Ouvir atentamente (momento de leitura de histórias, nas conversas, instrução de brincadeiras, musica etc.);
4.Falar dentro do contexto (durante os momentos da aula, em solicitações do professor);
5.Expressar-se (brincadeiras, músicas e sentimentos);
6.Escrever (uso do lápis e caderno não de modo convencional, mas por imitação);
7.Escrever a partir de modelo;
8.Interagir com os alunos, funcionários e demais professores;
9.Leitura apoiada em figuras (Desenho e palavras, rótulos, fotos, objetos de uso pessoal);
10.Uso do alfabeto móvel e tamanho maior e bem colorido;
11.Fichas de figuras;
12.Participação de produção de texto oral;
13.Empréstimo de livro, revistas, gibis, folder panfletos;
14.Solicitar participação na organização da sala;
15.Enviar recados;


INTERVENÇÕES


1.Permitir que o aluno participe das situações de dialogo mesmo que fora de contexto, o professor pergunta, provoca e resgatando e retomando o assunto as vezes que sentir necessário;
2.Utilizar letras móveis grandes e coloridas e cartões como modelo (Crachás e cartões) questionando a interpretação do escrito ao aluno;
3.Ler em voz alta em todas as situações, mais de um a vez, fazendo perguntas para prender a atenção.
4.Agrupar o aluno com colegas que esteja dispostos a auxiliá-lo, porém propor situações que garantam o contato com todos por meio de brincadeiras e de movimentos;
5.Proporcionar o uso do lápis e do caderno gradualmente;
6.Solicitar a escrita do nome a partir de modelo;
7.Apresentar cartões idênticos com diferentes escritos ex: um cartão com a figura de um lápis  escrito lápis, a mesma figura escrita borracha e fazer as perguntas:
8.O que está escrito? Em seguida apresenta o segundo cartão e pergunta: que é isto? Depois questiona os nomes são iguais?
9.Mostrar livros (capa ou figura) e perguntar o que você pensa que vamos ler nesta historia? Depois mostra o texto e repete à pergunta a criança pode ou não relacionar o desenho ao texto, atividade favorece que a criança diferencia a escrita do desenho atribuindo sentido aos escritos,
10.Perguntar sempre sobre os escritos comparando.  esta palavra é igual a esta, utilizar o cartaz de nomes da classe;
11.Ensinar o virar de folha da direita para a esquerda, iniciar com revistas, possível que no manuseio rasguem, pois não controlam força.



Referências




_________,_________,_____,____Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para a Educação Infantil e Ensino Fundamental


 _________,_________,_____,____Linguagem Portuguesa para a pessoa surda



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE MATRÍCULAS ABERTAS MATRICULA R$ 200,00 MENSAIS DE R$ 115,00 Av. Brasil, 108, sala 2 ...