1.Exploração da linguagem oral em situações comunicativas (Conversas
proporcionadas, dialogo, ETC.);
2.Exploração
da linguagem escrita (Próprio nome, nome dos familiares, cartões para
comunicação ex. desenho e palavra para indicar o uso do banheiro, etc.);
3.Ouvir
atentamente (momento de leitura de histórias, nas conversas, instrução de
brincadeiras, musica etc.);
4.Falar dentro
do contexto (durante os momentos da aula, em solicitações do professor);
5.Expressar-se
(brincadeiras, músicas e sentimentos);
6.Escrever
(uso do lápis e caderno não de modo convencional, mas por imitação);
7.Escrever a
partir de modelo;
8.Interagir
com os alunos, funcionários e demais professores;
9.Leitura
apoiada em figuras (Desenho e palavras, rótulos, fotos, objetos de uso
pessoal);
10.Uso do
alfabeto móvel e tamanho maior e bem colorido;
11.Fichas de
figuras;
12.Participação
de produção de texto oral;
13.Empréstimo
de livro, revistas, gibis, folder panfletos;
14.Solicitar
participação na organização da sala;
15.Enviar recados;
INTERVENÇÕES
1.Permitir que o aluno participe das situações de
dialogo mesmo que fora de contexto, o professor pergunta, provoca e resgatando
e retomando o assunto as vezes que sentir necessário;
2.Utilizar letras móveis grandes e coloridas e cartões como modelo
(Crachás e cartões) questionando a interpretação do escrito ao aluno;
3.Ler em voz alta em todas as situações, mais de um a vez, fazendo
perguntas para prender a atenção.
4.Agrupar o aluno com colegas que esteja dispostos a auxiliá-lo, porém
propor situações que garantam o contato com todos por meio de brincadeiras e de
movimentos;
5.Proporcionar o uso do lápis e do caderno gradualmente;
6.Solicitar a escrita do nome a partir de modelo;
7.Apresentar cartões idênticos com diferentes escritos ex: um cartão
com a figura de um lápis escrito lápis, a mesma figura escrita borracha e fazer
as perguntas:
8.O que está escrito? Em seguida apresenta o segundo cartão e
pergunta: que é isto? Depois questiona os nomes são iguais?
9.Mostrar livros (capa ou figura) e perguntar o que você pensa que
vamos ler nesta historia? Depois mostra o texto e repete à pergunta a criança
pode ou não relacionar o desenho ao texto, atividade favorece que a criança
diferencia a escrita do desenho atribuindo sentido aos escritos,
10.Perguntar sempre sobre os escritos comparando. esta palavra é igual a esta, utilizar o
cartaz de nomes da classe;
11.Ensinar o virar de folha da direita para a esquerda, iniciar com
revistas, possível que no manuseio rasguem, pois não controlam força.
Referências
Prefeitura do Município de São
Paulo TOF - Projeto toda Força ao 1º ano: contemplando as
especificidades dos alunos surdos
_________,_________,_____,____Referencial sobre avaliação da aprendizagem de alunos com
necessidades especiais;
_________,_________,_____,____Referencial sobre avaliação da aprendizagem na área da
Deficiência Intelectual;
_________,_________,_____,____Orientações curriculares e proposição de
expectativas de aprendizagem para a Educação Infantil e Ensino Fundamental
_________,_________,_____,____Linguagem Portuguesa para a pessoa surda
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