segunda-feira, 15 de maio de 2017

REATCH FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS

Organizada e promovida pela Cipa Fiera Milano, a Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade é considerada a principal feira do setor na América Latina. A cada edição, reúne cerca de 300 expositores dos segmentos de agências de emprego voltadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, instituições financeiras, fabricantes de cadeiras de rodas, departamentos de recursos humanos, indústrias farmacêuticas, indústrias dos segmentos de animais treinados, veículos adaptados para deficientes físicos (carros, ônibus, vans), fabricantes de aparelhos auditivos, equipamentos especiais, materiais hospitalares, higiene pessoal, próteses e órteses, terapias alternativas, turismo e lazer.
Em 2017, a feira acontecerá entre os dias 1º e 4 de junho (1º e 2, das 13h às 20h, e 3 e 4, das 10h às 19h), e virá totalmente repaginada. A 15ª edição de Reatech será em um dos novos pavilhões do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, a fim de atender plenamente as necessidades de seus expositores e visitantes. Serão 4 dias de evento recheados de atividades culturais e sociais, como: equoterapia, teste drive de carros adaptados, quadras poliesportivas, seminários, workshops e oficinas com profissionais renomados.

domingo, 14 de maio de 2017

LINGUAGEM TEATRAL


Estimular o comportamento criativo, desenvolvendo o senso artístico, sob forma de expressão.

vivência as mais diversas formas de comportamento humano: chora, ri, luta, agride, indaga e descobre uma série de valores


Nas dramatizações vivênciam problemas, imitando vocabulários, gestos e posturas assimilados da sociedade.


A escolha dos personagens são antagônicas com a estrutura física ou emocional da criança. Este antagonismo visa sempre uma identificação para satisfazer os seus anseios, não deve ter interferência do educador, mas faça uma avaliação juntamente com a criança.


A preocupação com os figurinos desenvolve o realismo. A dramatização infantil tem a forma definida para a criança já como meio de expressão. Através das dramatizações, demonstra ter adquirido consciência da sociedade entra num processo imitativo dos valores estabelecidos.


Além de todo o trabalho intelectual realizado na escolha,  teatro auxilia,  por meio da dramatização espontânea,  o desenvolvimento do código verbal.

ATIVIDADE PARA EDUCANDOS COM ATRASOS NA LINGUAGEM - PARTE 2



Esta atividade acontece no atendimento colaborativo do qual o caderno com imagens é consultado para demais  atividades realizada na sala regular.



A professora iniciou realizando a consulta com com a aluna de modo passivo, com perguntas do cotidiano.


 Aproveitou-se que a aluna havia trago um suco e assim poder utilizar o caderno para ampliar sua comunicação.



A aluna apresenta vocabulário reduzido por falta de experiência e pouca memória para uma seqüência de sons, por isso sua a fala é basicamente monossílabos acompanhados de gestos.


O trabalho com aluna pretende a ampliação do vocabulário e da comunicação.


quinta-feira, 11 de maio de 2017

ATIVIDADE PARA EDUCANDOS COM ATRASOS NA LINGUAGEM


 Nesta atividade  trata de montar um "dicionário com novas palavras", para ampliar o vocabulário dos educandos com atraso na linguagem, uma maneira   rica de treiná-los.


A atividade enriquece o vocabulário  destes educandos com a aprendizagem de palavras, ampliando a comunicação. 


Neste caso usaremos do campo semântico de modo passivo, com a intervenção da professora,  que  apresenta as palavras, ou ativamente, quando o educando a procura por isso. 


 O enriquecimento do vocabulário será auxilio para o processo de ensino-aprendizagem e ampliação da comunicação.

 É uma das maneiras,  de fixar as novas palavras .               A metodologia se baseia em selecionar figuras dentro de um determinado campo semântico e pareando figura e a escrita da palavra. 
 A ideia é que seja consultado todos os dias até que as palavras seja aplicada em frases de modo automáticos e memorizados pelo educando.

terça-feira, 9 de maio de 2017

ATENDIMENTO COLABORATIVO ' PORTARIA Nº 8.764, DE 23/12/2016


 Art. 18 - O Professor de Atendimento Educacional Especializado - PAEE e o Professor de Apoio e Acompanhamento à Inclusão – PAAI serão os responsáveis pelo AEE, e por sua oferta, de maneira articulada com os educadores da U.E, observadas as funções que lhe são próprias.



§ 1º – Para cada educando ou educanda atendido deverá ser elaborado um Plano de Atendimento Educacional Especializado, conforme disposto no Anexo III, parte integrante desta Portaria, que se constituirá em orientador do atendimento, independentemente da forma ofertada.


Art. 23 - O AEE nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino será organizado nas seguintes formas:
I – colaborativo: desenvolvido dentro do turno, articulado com profissionais de todas as áreas do conhecimento, em todos os tempos e espaços educativos, assegurando atendimento das especificidades de cada educando e educanda, expressas no Plano de AEE, por meio de acompanhamento sistemático do PAEE;
II – contraturno: atendimento às especificidades de cada educando e educanda, expressas no Plano de AEE, no contraturno escolar, realizado pelo PAEE, na própria U.E, em U.E do entorno ou em Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE em Instituição de Educação Especial conveniada com a SME.
III - Itinerante: dentro do turno, de forma articulada e colaborativa com professores da turma, a Equipe Gestora, o PAAI e demais profissionais, assegurando atendimento às especificidades de cada educando e educanda, expressas no Plano de AEE.


§ 1º - No AEE Colaborativo previsto no inciso I deste artigo, o trabalho a ser realizado deverá considerar o fortalecimento da atuação dos professores do AEE em parceria com os Coordenadores Pedagógicos, junto aos professores regentes das classes comuns, com apoio ao planejamento, acompanhamento e avaliação das estratégias para a eliminação de barreiras e acesso ao currículo;


No caso desta educanda a oferta do Atendimento Educacional Especializado acontece no colaborativo, do qual a PAEE  (professora de atendimento educacional especializado) atua juntamente com a professora da sala regular para a eliminação de barreiras e acesso ao currículo.


quinta-feira, 27 de abril de 2017

ATIVIDADE DE LEITURA


As atividades de leitura tem que ter lugar privilegiado na rotina pedagógica. Precisa ser a atividade mais importante do dia, as intervenções devem ser pontuais e estarem de acordo com o potencial do educando.
Recomenda-se que haja uma programa bem definido que atenda além da potencialização da leitura o prazer de ler.
Necessita ser realizada todos os dias para o sucesso deste trabalho. As práticas de leituras devem completar variedade de genêros e atender a função social.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/957/delia-lerner-e-preciso-dar-sentido-a-leitura

ATIVIDADE PARA COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO NUMÉRICA


Propiciar melhor aprendizado em relação a posição dos números e identificar o valor de cada um de modo lúdico.


Conhecer  e apropriar-se dos números naturais até 999


Estudar o valor relativo e valor absoluto dos números, 

representar, compor e decompor números até 999


 Conversar com as crianças sobre os números naturais, e se eles conhecem os números, se já viram escritos em algum lugar. Qual o lugar? Onde? ( TV, revistas, jornais,etc.);




Após compor e decompor os números pedir  que representem os numerais que construiram por escrito no caderno;
Conversar sobre o valor relativo e o valor absoluto dos números, com as crianças explicando a sua posição no quadro de valor de lugar; Unidade, dezena e centena;





Conversar sobre composição e decomposição dos numerais, instigando os alunos a pensar como se processa o método decomposição dos números respeitando seu posicionamento no quadro valor de lugar;

RECURSOS UTILIZADOS

Material: jogo com sequências de 3 números 6 de cada algarismos. Exemplo 1,2,3 (6 de cada)

Desenvolvimento: realizar a apresentação do jogo nos passos acima citados, podendo ser realizada em dupla ou grupos.



segunda-feira, 27 de março de 2017

IDEIA PARA O TRABALHO DO DICIONÁRIO

 A  atividade é permanente e segue os seguintes passos:



1º A professora denomina "Guardião do Dicionário" do qual segue a ordem da lista de chamada;


2º Durante a leitura os alunos indicam uma palavra para a professora que têm dúvidas do seu significado;

3º A professora coloca na lousa e provoca os alunos a dizerem o que acham sobre o significado;

4º Seguidamente os instiga a enteder a palavra no contexto, e assim terem pista de seu significado;

5º Anota  as hipóteses;

6º O "Guardião do Dicionário"  faz a pesquisa e revela o significado.

BRINCAR E APRENDER


Para brincar e aprender o profissional deve  compreender que existem brincadeiras lúdicas e sem qualquer finalidade educativa e existem brincadeiras educativas.  


A maior parte dos conhecimentos podem serem diversificados e transformados em  uma atividade lúdica e cooperativa. Nesta atividade os alunos aprenderam simetria.


Podemos dizer com certeza que  brincando se aprende melhor pelo interesse e motivação, porem é fundamental que haja planejamento e esteja direcionada para a situação de  aprendizagem pretendida.

A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA

 Sendo a sala de aula o local das interações é necessário que este  ambiente seja acolhedor e que motive a troca entre os alunos e professores. O ambiente deve ser organizado de acordo com a  situação específica,  várias maneiras diferentes para atender as necessidades de forma bem pontual.


 Segundi o pensamento de VIGOTSKY:  

A interação face a face entre indivíduos particulares desempenha um papel fundamental na construção do ser humano: é através da relação, 

interpessoal concreta com outros homens que o indivíduo vai chegar a 
interiorizar as formas culturalmente estabelecidas de funcionamento 
psicológico.


sendo assim a vida social ocorre de maneira dinâmica, onde cada sujeito participa ativamente de seu meio estabelecendo uma relação entre o mundo cultural e o mundo interno de cada um.
 


Então  a maneira como é organizado o espaço em sala de aula reflete diretamente em como se dá essa interação e o trabalho do desenvolvimento da aprendizagem e do fazer docente como um todo.


 É importante que a organização priorize aspectos indispensáveis para a construção da aprendizagem, tais como vivência da prática do diálogo entre os indivíduos envolvidos neste processo. 


Por exemplo, num momento de debate entre toda a turma, é interessante que as carteiras estejam dispostas em círculos para que todos possam olhar uns para os outros e terem a sua vez de expor seus pontos de vista.


Nesta atividade, o agrupamento preocupou  com compreensão da ideia,   favorecido pelo amigo mais experiente, sendo possível reconhecer e valorizar o processo de cada um  além do próprio desempenho.


segunda-feira, 20 de março de 2017

RECURSOS FACILITADORES DA APRENDIZAGEM


O material didático é um  recurso facilitador da aprendizagem, uma vez que o educando utiliza vários canais de entrada para sua aprendizagem, como por exemplo visão, audição, tato. As  mensagens que o estudante recebe por meio dos canais sensoriais  não  podem somente serem verbais; devem ter sons, cores, formas, sensações.





Nesta atividade a professora utilizou música, vídeo e um recuso didático, apoio de consulta, para  estabelecer autonomia, uma vez que estes alunos ainda estão no processo de aprofundamento do Sistema de Escrita Alfabético. Esses material trata de um banco de palavras que exigem estratégia de leitura, contribuindo para o desenvolvimento de operações de análise e síntese,  a partir do apoio visual das imagens presentes na cruzadinha.


Uma aula planejada, preparada com recursos didáticos adequados, é uma organização funcional e harmônica, onde atendeu todos os educandos nos diversos processos de aprendizagem que a turma se encontra, cada um em sua peculiaridade.
Ampliando o campo de  experiências dos educandos, ao fazê-lo defrontar com o recurso didático se  sentem seguros e aptos a tarefa.



O simples recurso é  um grande aliado a  favorecer a assimilação do conhecimento, de maneira lúdica, prazerosa; auxilia, ainda, na leitura e na interpretação de textos, enriquece o vocabulário, estimula a criatividade e o raciocínio lógico. Além disso, durante  a realização da atividade, o apoio favorece a concentração e acalma, mantendo o equilíbrio e a o foco de atenção.


Pode a escolha  do recursos deve recair sobre o que realmente auxiliem a compreensão dada tarefa que se propõe, sendo adequados a necessidade dos educandos.


quarta-feira, 15 de março de 2017

APRENDER BRINCANDO: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM
















Segundo PIAGET (1967)citado por , “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”.




Através dele se processa a construção de conhecimento, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório. 










As crianças ficam mais motivadas para usar a inteligência, pois querem jogar bem, esforçam-se para superar obstáculos tanto cognitivos como emocionais.






Nesta atividade as crianças realizaram o jogo de parlendas: Lá em cima do piano.

Objetivos:   Motivação á Leitura


DESENVOLVIMENTO
  •  No primeiro momento, realizamos a leitura  para as crianças. Após isso, as mesmas realizaram o jogo da parlenda. 
  • Em seguida, a professora ofereceu livros com parlendas para realizarem a leitura. 
  • Houve inferências como por exemplo:  Para quem é destinado esse texto? Para que vocês utilizam esse texto?
 



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