Google+ Followers

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Aprendizagem e desenvolvimento humano



A partir do estudo do tema “As contribuições de Jean Piaget e Emília Ferreiro à educação”, observamos  um aluno com deficiência mental/intelectual ou com dificuldade de leitura e escrita acentuada e realizamos uma avaliação da fase que ele se encontra, com base na teoria  identificamos e  traçamos três estratégias para melhorar o desempenho do aluno.

I – DADOS PESSOAIS                                                    

Nome: R. de Lima Bueno   DN: 29/01/03
Escola: EMEB M. xxxxxxxx              Série/Período: 3º/Tarde
Mãe: R. de Lima  Pai:  R. Bueno

II – MOTIVO DO ACOMPANHAMENTO
             Baixo desempenho

III - OBSERVAÇÕES GERAIS: R. é um menino agitado, com dificuldade de leitura e escrita acentuada, apresentou escrita silábico-com-valor em transição, leitura com apoio de figuras de com tempo curto nas atividades, interagiu  com a profissional, na sala cumpriu as  regras. Não soube responder dados de sua identidade. Para a avaliação, foi utilizado linguagem de fácil compreensão, bem organizadas e sistematizadas, com proposta de realização passo a passo,  tarefas curtas, coloridas e com poucos detalhes, com a metodologia de  associação e  apresentação de modelos. Deste modo foram identificadas, defasagens conceituais considerando o ano que frequenta, falta de atenção, e dificuldade de criar estilo de aprendizagem próprio.

Conclusão: R. Necessita de estratégias pedagógicas para facilitar sua  aprendizagem. Necessário identificar suas as habilidades para proporcionar  condições e possibilidades de ensino-aprendizagem  e assim sanar suas  dificuldades.

Sugestões:
  • Instrução de atividade passo a passo.
  • Elaboração de Rotina bem estabelecida.
  • Adaptações nos objetivos das atividades. Ex: Reflexão da escrita em Ciências
  • Delimitação do conteúdo. Ex: Foco nas intervenções (ortografia/leitura)
  • Atividades curtas.
  • Uso de letra maiúscula nas avaliações, letra impressa não é um facilitador.
  • Uso de leituras com apoio em figuras. Ex. Fichas de leituras
  • Agrupamentos com alunos que aproximam de sua hipótese de escrita.




Postagem em destaque

CURSO: ESTÍMULO NA SALA DE AULA

Curso de extensão universitária. 100 horas 3 x de 135 reais Tema: O estímulo na sala de aula Ligue: 11 999659448 FONTE:  http://ww...