A partir do estudo do tema “As contribuições de Jean
Piaget e Emília Ferreiro à educação”, observamos um aluno com deficiência
mental/intelectual ou com dificuldade de leitura e escrita acentuada e realizamos uma
avaliação da fase que ele se encontra, com base na teoria identificamos e traçamos três estratégias para melhorar o desempenho do
aluno.
I –
DADOS PESSOAIS
Nome: R. de Lima Bueno DN:
29/01/03
Escola: EMEB M. xxxxxxxx Série/Período: 3º/Tarde
Mãe: R. de Lima Pai:
R. Bueno
II – MOTIVO DO ACOMPANHAMENTO
Baixo desempenho
III - OBSERVAÇÕES GERAIS: R. é um menino agitado, com dificuldade de leitura e escrita
acentuada, apresentou escrita silábico-com-valor em transição, leitura com
apoio de figuras de com tempo curto nas atividades, interagiu com a profissional, na sala cumpriu as regras. Não soube responder dados de sua
identidade. Para a avaliação, foi utilizado linguagem de fácil compreensão, bem
organizadas e sistematizadas, com proposta de realização passo a passo,
tarefas curtas, coloridas e com poucos detalhes, com a metodologia
de associação e apresentação de modelos. Deste modo foram
identificadas, defasagens
conceituais considerando o ano que frequenta, falta de atenção, e
dificuldade de criar estilo de aprendizagem próprio.
Conclusão: R. Necessita de estratégias pedagógicas para facilitar
sua aprendizagem. Necessário identificar
suas as habilidades para proporcionar
condições e possibilidades de ensino-aprendizagem e assim sanar suas dificuldades.
Sugestões:
- Instrução de atividade passo a passo.
- Elaboração de Rotina bem estabelecida.
- Adaptações nos objetivos das atividades. Ex: Reflexão da escrita em Ciências
- Delimitação do conteúdo. Ex: Foco nas intervenções (ortografia/leitura)
- Atividades curtas.
- Uso de letra maiúscula nas avaliações, letra impressa não é um facilitador.
- Uso de leituras com apoio em figuras. Ex. Fichas de leituras
- Agrupamentos com alunos que aproximam de sua hipótese de escrita.
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