quinta-feira, 22 de maio de 2014

Ensino Colaborativo






BREVE HISTÓRICO

R.  ingressou nesta U.E, neste ano, por encaminhamento do Conselho Tutelar.  Até o final do primeiro semestre morava com sua mãe, padrasto e irmãos, uma família conflituosa. Apresenta Deficiência Intelectual, é desassistido, devido a um conflito familiar foi retirado da mesma. Atualmente mora na Instituição S. A. M. P. de  R. é relativamente carente e  tímido, demonstra nervoso excessivo quando conversa com adulto (balança o corpo de modo amplo e  balança as pernas e pés)  e não olha para o rosto falante. Apresenta dificuldades de auto-regulação (não cumpri regras e limites). Desde seu inicio nesta U.E. R. demonstra agressividade em situações de conflito; usa meios físicos para alcançar o que deseja com os alunos e profissionais da escola, quando contrariado ofende as pessoas envolvidas.  Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, Apresenta dificuldades em se adaptar ao novo, relacionar-se  com o grupo e lidar com o fracasso.

PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DE ENSINO COLABORATIVO - AEE-2ºSEMESTRE 2013

O apoio oferecido ao aluno está organizado da seguinte forma:
  • Sala de Recursos Multifuncional: duas vezes por semana, às terças-feiras das 10h20 às 11h20 e quintas-feiras  das 9h00 as 10h00.
  • Orientação para os professores em HTPC  e Equipe escolar

 SUGESTÕES PARA AS ORIENTAÇÕES- PROFESSOR DA SALA REGULAR
  • Localizar o aluno próximo a lousa;
  • Utilização de Letra caixa alta do professor e alunos (para melhor visualização das unidades gráficas;
  • Utilização de giz  amarelo/laranja e os que possuem contraste;
  • Uso do lápis jumbo pelo aluno;
  • Adaptações nas atividades.
  • Delimitação do conteúdo. Ex: Foco nas intervenções de organização de pensamento e motricidade;
  • Instrução de atividade passo a passo;
  • Redução da quantidade de atividades;
  • Uso de leituras com apoio em figuras. Ex. Fichas de leitura.

PROPOSTA DO  TRABALHO – AEE -2ºSEMESTRE 2013

O critério utilizado para inserir Rafael na  Sala de A.E.E  foi a formação da  turma  com alunos  menores e com maiores comprometimentos no  nível de desenvolvimento e com utilização de  Recursos de Tecnologia Assistiva


Metas e Objetivos Específicos

Habilidade Sociais :
  • Comportamento de modo geral
  • Auto-regulação


Comunicação oral:
  • Manifestação de  ideias e opiniões a partir do que foi ouvido;
  • Aprender a ouvir com atenção em variadas situações em sala de aula;


Leitura:
  • Ler textos de diferentes gêneros (contos, parlendas, cantigas, receitas, entre outros) de acordo com sua hipótese de escrita.
Escrita:
  • Utilizara escrita  como forma de registro e de acordo com o meio de comunicação..

Ações/Metodologia:

  • Leituras compartilhadas diariamente de diferentes tipos de textos (contos, parlendas, cantigas, listas, receitas, notícias, entre outros) pelo professor e pelo aluno
  • Músicas
  • Atividades individuais  e coletivas
  • Jogos diversos
  • Dramatização


Recursos Tecnológicos de informática.
  •  As atividades serão estruturadas, com  recursos tecnológicos de informática como: uso do Software Audacity, Editor e Gravador de Áudio Livre. Os alunos da sala  irão com ajuda da professora da sala regular e da professorar do AEE  transformar livros à tinta em áudio-livro que serão  utilizados pelos mesmos com sintetizador de voz.
Avaliação

  •  A avaliação será continua nos aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Os instrumentos utilizados para a avaliação serão os registros do aluno e um portifólio. 


PROPOSTA  DO TRABALHO COM O GRUPO DE ALUNOS– SALA REGULAR - 2013

Metodologia:
A professora do AEE realizou junto com a professora da sala de aula uma entrevista com a turma para levantar entre os alunos indicadores de solidariedade e alunos a estarem disposto de modo geral  para o trabalho colaborativo. A aplicação da entrevista ocorreu devida  alunos e ou familiar sentirem-se prejudicados, como também o professor da sala, manifestar queixas neste aspectos. Os recursos tecnológicos de informática como Software Audacity, Editor e Gravador de Áudio Livre serão motivadores.

AÇÕES:

  • Flexibilizar a aula com disposição para alterar a rotina: reorganizando os horários para incluir períodos de aprendizagem colaborativa, com projetos interessantes e específicos, assegurar que o aluno NEE, juntamente com os alunos destacados nos indicadores, para o ensino colaborativo interaja a modo de enriquecê-lo.
  • Utilização de Material Adaptado, Tecnologia Assistiva, Materiais da Biblioteca, Materiais pedagógicos e  outros, de modo que seja e útil para a compreensão do conteúdo  escolar mais depressa, como um desafio a mais em momentos de atividades em grupo ou dupla.
  • Jogos comercializados, cuidadosamente selecionados, destinado a incentivar o aluno a treinar habilidades de observação e planejamento, com ajuda dos colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE MATRÍCULAS ABERTAS MATRICULA R$ 200,00 MENSAIS DE R$ 115,00 Av. Brasil, 108, sala 2 ...