BREVE HISTÓRICO
R. ingressou
nesta U.E, neste ano, por encaminhamento do Conselho Tutelar. Até o final do primeiro semestre morava com
sua mãe, padrasto e irmãos, uma família conflituosa. Apresenta Deficiência
Intelectual, é desassistido, devido a um conflito familiar foi retirado da
mesma. Atualmente mora na Instituição S. A. M. P. de R.
é relativamente carente e tímido,
demonstra nervoso excessivo quando conversa com adulto (balança o corpo de modo
amplo e balança as pernas e pés) e não olha para o rosto falante. Apresenta
dificuldades de auto-regulação (não cumpri regras e limites). Desde seu inicio
nesta U.E. R. demonstra agressividade em situações de conflito; usa meios
físicos para alcançar o que deseja com os alunos e profissionais da escola,
quando contrariado ofende as pessoas envolvidas. Ainda não desenvolveu habilidades para
convívio no ambiente escolar, Apresenta dificuldades em se adaptar ao novo,
relacionar-se com o grupo e lidar com o
fracasso.
PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DE ENSINO COLABORATIVO -
AEE-2ºSEMESTRE 2013
O apoio oferecido ao aluno está
organizado da seguinte forma:
- Sala de Recursos Multifuncional: duas vezes por semana, às terças-feiras das 10h20 às 11h20 e quintas-feiras das 9h00 as 10h00.
- Orientação para os professores em HTPC e Equipe escolar
SUGESTÕES PARA AS ORIENTAÇÕES- PROFESSOR DA SALA REGULAR
- Localizar o aluno próximo a lousa;
- Utilização de Letra caixa alta do professor e alunos (para melhor visualização das unidades gráficas;
- Utilização de giz amarelo/laranja e os que possuem contraste;
- Uso do lápis jumbo pelo aluno;
- Adaptações nas atividades.
- Delimitação do conteúdo. Ex: Foco nas intervenções de organização de pensamento e motricidade;
- Instrução de atividade passo a passo;
- Redução da quantidade de atividades;
- Uso de leituras com apoio em figuras. Ex. Fichas de leitura.
PROPOSTA DO TRABALHO –
AEE -2ºSEMESTRE 2013
O critério utilizado para inserir
Rafael na Sala de A.E.E foi a formação da turma
com alunos menores e com maiores
comprometimentos no nível de
desenvolvimento e com utilização de
Recursos de Tecnologia Assistiva
Metas e Objetivos Específicos
Habilidade Sociais :
- Comportamento de modo geral
- Auto-regulação
Comunicação oral:
- Manifestação de ideias e opiniões a partir do que foi ouvido;
- Aprender a ouvir com atenção em variadas situações em sala de aula;
Leitura:
- Ler textos de diferentes gêneros (contos, parlendas, cantigas, receitas, entre outros) de acordo com sua hipótese de escrita.
Escrita:
- Utilizara escrita como forma de registro e de acordo com o meio de comunicação..
Ações/Metodologia:
- Leituras compartilhadas diariamente de diferentes tipos de textos (contos, parlendas, cantigas, listas, receitas, notícias, entre outros) pelo professor e pelo aluno
- Músicas
- Atividades individuais e coletivas
- Jogos diversos
- Dramatização
Recursos Tecnológicos de
informática.
- As atividades serão estruturadas, com recursos tecnológicos de informática como: uso do Software Audacity, Editor e Gravador de Áudio Livre. Os alunos da sala irão com ajuda da professora da sala regular e da professorar do AEE transformar livros à tinta em áudio-livro que serão utilizados pelos mesmos com sintetizador de voz.
Avaliação
- A avaliação será continua nos aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Os instrumentos utilizados para a avaliação serão os registros do aluno e um portifólio.
PROPOSTA DO TRABALHO
COM O GRUPO DE ALUNOS– SALA REGULAR - 2013
Metodologia:
A professora do AEE realizou junto com a professora da sala
de aula uma entrevista com a turma para levantar entre os alunos indicadores de
solidariedade e alunos a estarem disposto de modo geral para o trabalho colaborativo. A aplicação da
entrevista ocorreu devida alunos e ou
familiar sentirem-se prejudicados, como também o professor da sala, manifestar
queixas neste aspectos. Os recursos tecnológicos de informática como
Software Audacity, Editor e Gravador de Áudio Livre serão motivadores.
AÇÕES:
- Flexibilizar a aula com disposição para alterar a rotina: reorganizando os horários para incluir períodos de aprendizagem colaborativa, com projetos interessantes e específicos, assegurar que o aluno NEE, juntamente com os alunos destacados nos indicadores, para o ensino colaborativo interaja a modo de enriquecê-lo.
- Utilização de Material Adaptado, Tecnologia Assistiva, Materiais da Biblioteca, Materiais pedagógicos e outros, de modo que seja e útil para a compreensão do conteúdo escolar mais depressa, como um desafio a mais em momentos de atividades em grupo ou dupla.
- Jogos comercializados, cuidadosamente selecionados, destinado a incentivar o aluno a treinar habilidades de observação e planejamento, com ajuda dos colaboradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário