O Projeto Político Pedagógico
deve abordar, explicitamente, a temática da Inclusão Escolar, dizer a respeito ao acesso e aprendizagem de todos os alunos, independente de
quaisquer características, realizamos observações em questão dos
alunos com alguma deficiência são mencionados e se vem ocorrendo à inclusão nas
escolas. Se a inclusão está explicita, refletimos sobre esta temática no documento e no dia a dia da escola.
A escola observada é de ensino municipal
de SP e esta situada na periferia e faz parte
de um bairro carente e com muitas dificuldades, todas as ações da escola há ética, com direcionamento
do trabalho voltado ao aluno. O
prédio conta com espaço físico acessível: rampa, elevadores, banheiros
adaptados, placas de indicação em Braille, móveis adaptados, sala de leitura, laboratório, sala de
informática com Tecnologia assistiva e livros acessíveis, jogos
pedagógicos etc.
Dos recursos humanos conta com uma professora
especialista, uma auxiliar da vida escolar e estagiarias do CEFAI (Centro de
formação e apoio à inclusão). Os serviços prestados pelos funcionários da
escola aos alunos são de boa qualidade. Os participam de capacitações
oferecidas pela Prefeitura Municipal de SP, são comprometidos com seu trabalho
e participam com interesse e criatividade dos eventos promovidos em prol a
Inclusão e a Diversidade Cultural. Muitos dos alunos que não vivem com os próprios pais, alguns
somente com o pai ou mãe, ou mesmo com
aos avós em virtude da separação dos mesmos. A U.E atende um numero
significativo de alunos com necessidades educacionais especiais, sendo que
alguns alunos são acompanhados pelas mães ou pelas estagiárias como citado
acima.
DIAGNÓSTICOS DAS NECESSIDADES ESPECIAIS
MODALIDADE
|
QUANTIDADES
|
|
Ensino Fundamental I
|
13
|
|
Ensino Fundamental II
|
19
|
|
DEFICIÊNCIA
|
||
Deficiência Intelectual
|
17
|
|
Deficiência Física
|
6
|
|
Deficiência Visual
|
4
|
|
Deficiência auditiva
|
3
|
|
TGD
|
2
|
Nesta escola a Inclusão está explicita no Projeto Político
Pedagógico e em seu dia a dia e na sua
dinâmica. Uma escola inserida numa comunidade carente onde os alunos não possuem Famílias
funcionais, são famílias com baixa instrução e baixa renda. Nossa problemática
é que grande parte dos pais vê a escola como uma extensão do lar e cobram da
escola uma postura que deveria ser deles, Principalmente como os alunos com
deficiência (cobram cadeiras de rodas, fraldas, terapias, tec...). Por tratar de
uma clientela bastante diversificada tendo como fator agravante na
família a dependência de álcool e de drogas, gerado pelo atual problema do
desemprego, dos baixos salários e das moradias precárias. Mesmo com estes
agravantes a família se mostra presente e participativa em reuniões e eventos
realizados na escola.
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