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quinta-feira, 22 de maio de 2014

A ESCOLA INCLUSIVA E SEU PROJETO PEDAGÓGICO





O Projeto Político Pedagógico deve abordar, explicitamente, a temática da Inclusão Escolar, dizer a respeito ao acesso e aprendizagem de todos os alunos, independente de quaisquer características, realizamos  observações  em questão dos alunos com alguma deficiência são mencionados e se vem ocorrendo à inclusão nas escolas. Se a inclusão  está explicita, refletimos sobre  esta temática no documento e no dia a dia da escola.

A escola observada  é de ensino municipal de SP e esta situada na periferia e  faz parte de um bairro carente e com muitas dificuldades, todas as  ações da escola há ética, com  direcionamento  do trabalho voltado  ao aluno. O prédio conta com espaço físico acessível: rampa, elevadores, banheiros adaptados, placas de indicação em Braille, móveis adaptados,  sala de leitura, laboratório, sala de informática com Tecnologia assistiva e livros acessíveis, jogos pedagógicos  etc. 
Dos  recursos humanos conta com uma professora especialista, uma auxiliar da vida escolar e estagiarias do CEFAI (Centro de formação e apoio à inclusão). Os serviços prestados pelos funcionários da escola aos alunos são de boa qualidade. Os participam de capacitações oferecidas pela Prefeitura Municipal de SP, são comprometidos com seu trabalho e participam com interesse e criatividade dos eventos promovidos em prol a Inclusão e a Diversidade Cultural.  Muitos dos alunos  que não vivem com os próprios pais, alguns somente com o pai ou  mãe, ou mesmo com aos avós em virtude da separação dos mesmos. A U.E atende um numero significativo de alunos com necessidades educacionais especiais, sendo que alguns alunos são acompanhados pelas mães ou pelas estagiárias como citado acima.

 DIAGNÓSTICOS DAS NECESSIDADES ESPECIAIS

MODALIDADE
QUANTIDADES

Ensino Fundamental I
 13



Ensino Fundamental II
19



DEFICIÊNCIA

Deficiência Intelectual
 17

Deficiência Física
6

Deficiência Visual
4

Deficiência auditiva
3

TGD
2


Nesta escola a Inclusão está explicita no Projeto Político Pedagógico e em seu  dia a dia e na sua dinâmica. Uma escola inserida numa comunidade  carente onde os alunos não possuem Famílias funcionais, são famílias com baixa instrução e baixa renda. Nossa problemática é que grande parte dos pais vê a escola como uma extensão do lar e cobram da escola uma postura que deveria ser deles, Principalmente como os alunos com deficiência (cobram cadeiras de rodas, fraldas, terapias, tec...). Por  tratar de  uma clientela bastante diversificada tendo como fator agravante na família a dependência de álcool e de drogas, gerado pelo atual problema do desemprego, dos baixos salários e das moradias precárias. Mesmo com estes agravantes a família se mostra presente e participativa em reuniões e eventos realizados na escola.












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