quinta-feira, 22 de maio de 2014

O que a comunidade pensa e quer sobre Educação Inclusiva?




Entrevistamos e perguntamos as dúvidas que a comunidade possui a respeito do processo de Inclusão Escolar, seja relacionada ao papel do professor e ou aos direitos do aluno. A seguir nosso comentário e resultado apresentado.


A entrevista realizada foi com professores e pessoas da comunidade (funcionários, pais e colegas) de SP e as dúvidas que as pessoas possuem em relação ao processo de inclusão escolar esta relacionada tanto ao papel do professor como aos direitos do aluno. Acreditam que os alunos serão mais bem atendidos se estiverem numa sala especial, pois não se tem recursos suficiente nas escolas comuns, a estrutura não é compatível com as necessidades dos alunos ou a escola regular deveria ter uma pessoa exclusivamente para auxiliá-lo diretamente. E em relação ao professor sua duvida estar no lidar com este aluno, alguns dizem que o professor não tem conhecimento suficiente para dar o atendimento adequado. Os professores oscilam no seu pensamento dizendo que, que o processo de Inclusão facilita para a socialização destas pessoas
  • Com a entrevista pode-se perceber que trata de uma comunidade resistente ao processo de Inclusão Escolar neste momento.

O Plano de Ação para atenuar este problemas está pautado em trabalho progressivo de mudança de olhar, mostrando que a criança com deficiência aprende, que precisam de facilitadores e adaptações para suas necessidades e que o aprendizado acontece e não há necessidade de trabalhoa exaustivo, quando eliminamos as barreira atitudinais, que esta mudança de olhar permitirão um bom trabalho. Conhecer como o aluno aprende e que algumas características que apresentam serão modificadas paulatinamente tornando possível o processo de inclusão.

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