RELATO DE CASO Bullying Escolar
I – DADOS PESSOAIS
Nome:xxxxxxxxx DN: 19/05/94
Escola: EMEB xxxxxxxxx
A aluna Apresenta a
Deficiência Múltipla (Paralisia Cerebral, Alteração da Marcha, Deficiência
Visual) ingressou na
escola chegou com condutas típicas repetitivas, com ecolalia, alimentava-se sozinha, mas limitada, calma,
interagia, porém não brincava com os
colegas, aluna não encontrou
dificuldades em se adaptar, permanecia
sozinha, sem brincar com a crianças. Foi observado que a equipe escolar
contribui com o comportamento dos alunos dizendo que a escola não estava
preparada para atender as necessidades da aluna.
O ocorrido na escola e na família não se
trata de falta de informação e sim
aspectos emocionais de correntes da situação.
A
aluna vem sofrendo bullying devido sua
situação vários fatores veem
contribuindo para o seu baixo desempenho e atualmente apresenta quadro
depressivo parece que as oportunidades educacionais e o ambiente familiar desencadeiam fatores psicossociais de cunho
depressivo e desestimulador. A mãe tem escolhido
deixar de frequentar as aulas devido o que a filha vem sofrendo, parece
que a mãe não aceita a limitação da filha. Como proposta de solução realizamos um plano de ação:
Plano de Ação
1) Ação com a
equipe de professores e grupo de alunos:
·
Sensibilização
·
Criação de
Vínculo professores x aluno – aluno x professores - grupo x aluno – aluno x grupo
2 ) Contenção de comportamento dos alunos.
3) Sugestão de atividades
·
Sensibilização
·
Palestra sobre
as necessidades do aluno – o que é Deficiencia Múltipla, a causa,
consequências,, como se comporta, como podemos ajudar. Uma pessoa cega. Etc
·
Filme: Meu nome
é Rádio, para discussão:
Rádio é uma pessoa que apresenta
dificuldade de aprendizagem. Essas situações no cotidiano escolar é
responsabilidade de todos os profissionais de educação. Da para fazer
articulação dos alunos para descobrir as lições de solidariedade e
amizade, e mudar um pouco as
perspectivas de nossas crianças, adolescentes e jovens. Incentivo ao alunos a
ajudarem os alunos que tem maior dificuldade de socialização a se integrarem ao
trabalho e as atividades da escola. Há certos alunos que tem poucos amigos, que
mal falam em aula, que se escondem pelos cantos dos corredores ou ainda que nem
frequentam os intervalos por timidez, por medo ou mesmo pela simples falta de
uma palavra amiga que o leve a essa socialização. Esse também é um dos papéis
primordiais da educação. Ensinar os alunos a entender as diferenças e estimular
os intercâmbios e a cordialidade. Lições reais de solidariedade que podem fazer
muita diferença no cotidiano...
·
Levantamento de
tipo de ajuda com a equipe e grupo de alunos? Como posso ajudar o deficiente?
·
Dinâmica: Eu não
sou assim!
2) Contenção de comportamento (Família e Escola)
·
Regras e limites
– Pode, não pode, por que?
·
Sinalizar para o
aluno os comportamentos adequados para reforçar, inadequados para eliminar.
Importante: a sala de aula não tem como
único objetivo o desenvolvimento cognitivo para, a aquisição dos conhecimentos, lá é o espaço privilegiado de
interação, deve ser o objetivo maior (Interação, cooperação, respeito) que se resume em mediação , mediação o que
precisamos para o desenvolvimento cognitivo.
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